Filtrar


Questões por página:
Segundo os PCN’s, o ensino de unidades de medida no Ensino Fundamental I deve:

I. Priorizar a utilização de unidades padronizadas, mesmo que os alunos ainda não possuam a maturidade cognitiva.
II. Ocorrer, preferencialmente, de forma abstrata, utilizando figuras geométricas simples, sem a necessidade de manipulação de objetos.
III. Promover situações em que os alunos possam observar e discutir a relação entre as diferentes grandezas, integrando-as em atividades de comparação e estimativa.
IV. Explorar o uso de objetos do dia a dia e unidades não convencionais, como palitos e pés, antes da introdução das unidades convencionais.

Está CORRETO o que se afirma em:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, que orientam a prática pedagógica, analise as afirmativas a seguir:

I. A educação no ensino fundamental deve ser organizada de maneira a integrar conhecimentos das diversas áreas, com ênfase na interdisciplinaridade.
II. A autonomia do aluno e a capacidade crítica são pilares fundamentais do ensino fundamental, com o objetivo de formar cidadãos reflexivos e capazes de tomar decisões.
III. O currículo do ensino fundamental deve ser totalmente desvinculado da realidade social e cultural dos alunos, com foco exclusivo em conteúdos acadêmicos abstratos.
IV. O ensino das ciências e das artes não tem necessidade de estabelecer relações com outras áreas do conhecimento, porque são disciplinas autônomas.

Está CORRETO o que se afirma em:
Em relação aos fundamentos do Ensino Fundamental, é CORRETO afirmar que o currículo escolar:
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs, o conteúdo História do Brasil, para o Ensino Fundamental I deve ser abordado:

I. A partir de temas centrais que abordam os grandes momentos da história nacional, como a chegada dos portugueses, a colonização, o Império e a República, independentemente das especificidades regionais e culturais.
II. De forma que os alunos reconheçam as relações entre passado e presente, incentivando a reflexão sobre como os eventos históricos influenciam a realidade social, política e cultural contemporânea.
III. De modo unificado, sem destaque para as diferentes manifestações culturais e as contribuições das populações indígenas, africanas e imigrantes na formação do país.
IV. De maneira interdisciplinar, integrando outros conteúdos, com outras áreas do conhecimento, como Geografia e Ciências, para promover uma compreensão mais ampla e contextualizada.

Está CORRETO o que se afirma em:

Julgue o item que se segue.


De acordo com a BNCC, as fontes históricas têm sua própria narrativa automática, resultando no ensino de História derivado de ações acidentais e autoexplicativas, independentemente da interpretação e intenção dos professores de História.

Visualizar Questão Comentada