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Disciplina:
Pedagogia
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como documento norteador da organização do trabalho escolar, pode constituir-se como instrumento gerador de mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem ao tornar o instituído e o instituinte como elementos indissociáveis na perspectiva de uma gestão democrática. O que implica, em sua elaboração pautar-se pelos pressupostos norteadores filosófico/sociológico, epistemológico e didático/metodológico.
PASSOS, I. A. V.; RESENDE, L. M. G. (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. In: Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. Campinas: SP: Papirus,2013. (adaptado)
Na perspectiva do texto acima sobre os pressupostos norteadores do PPP, avalie as afirmações a seguir:
I. Pautada no pressuposto filosófico/sociológico, o PPP em sua construção deve considerar a educação como compromisso do poder público para com a população, com vistas à formação do cidadão participativo.
II. Em sua elaboração, com base no pressuposto epistemológico, o PPP deve levar em consideração que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, portanto deve pautar-se, sobretudo, na socialização e na democratização do saber.
III. Pautado no pressuposto didático/metodológico, o PPP em sua estruturação e sistematização do processo de ensino e aprendizagem precisa favorecer o aluno na elaboração crítica dos conteúdos por meio de técnicas de ensino e pesquisa que valorizem as relações solidarias e democráticas.
É CORRETO o que se afirma em:
PASSOS, I. A. V.; RESENDE, L. M. G. (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. In: Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. Campinas: SP: Papirus,2013. (adaptado)
Na perspectiva do texto acima sobre os pressupostos norteadores do PPP, avalie as afirmações a seguir:
I. Pautada no pressuposto filosófico/sociológico, o PPP em sua construção deve considerar a educação como compromisso do poder público para com a população, com vistas à formação do cidadão participativo.
II. Em sua elaboração, com base no pressuposto epistemológico, o PPP deve levar em consideração que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, portanto deve pautar-se, sobretudo, na socialização e na democratização do saber.
III. Pautado no pressuposto didático/metodológico, o PPP em sua estruturação e sistematização do processo de ensino e aprendizagem precisa favorecer o aluno na elaboração crítica dos conteúdos por meio de técnicas de ensino e pesquisa que valorizem as relações solidarias e democráticas.
É CORRETO o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
As abordagens pedagógicas, também denominadas de tendências pedagógicas para a aprendizagem constituem-se em teorias que se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico: as pedagogias liberais e as pedagogias progressistas, as quais subdividem em outras pedagogias com diferentes enfoques, que norteiam e influenciam as práticas docentes. Foram constituídas no âmago dos movimentos sociopolíticos e culturais de cada contexto social brasileiro, as quais abordam visões de mundo e concepções a respeito do ser humano, da sociedade, do conhecimento e da própria finalidade da educação.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos.28 ed. São Paulo: Loyola,2014.
Considerando o texto acima sobre as abordagens/tendências pedagógicas e os pressupostos de aprendizagem, avalie as afirmativas a seguir:
I. As abordagens nos pressupostos das pedagogias liberais sustentam a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II. As abordagens progressistas parte da análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
III. Na abordagem liberal tradicional os conteúdos de ensino são denominados "temas geradores", que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
IV.Na abordagem libertária o professor é um orientador e um catalisador, ele se mistura no grupo para uma reflexão em comum.
V. Na perspectiva da abordagem crítico social dos conteúdos o aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor; assim, pode ampliar sua própria experiência.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos.28 ed. São Paulo: Loyola,2014.
Considerando o texto acima sobre as abordagens/tendências pedagógicas e os pressupostos de aprendizagem, avalie as afirmativas a seguir:
I. As abordagens nos pressupostos das pedagogias liberais sustentam a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II. As abordagens progressistas parte da análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
III. Na abordagem liberal tradicional os conteúdos de ensino são denominados "temas geradores", que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
IV.Na abordagem libertária o professor é um orientador e um catalisador, ele se mistura no grupo para uma reflexão em comum.
V. Na perspectiva da abordagem crítico social dos conteúdos o aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor; assim, pode ampliar sua própria experiência.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Itabuna - BA
Disciplina:
Pedagogia
Quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo como postura necessária em suas aulas, maiores avanços ele estará conquistando em relação aos alunos, pois, desse modo, eles se sentirão mais:
Concurso:
Prefeitura de Itabuna - BA
Disciplina:
Pedagogia
Por conta da pandemia de Covid-19, os números de evasão escolar cresceram no Brasil, o que significa que diversos jovens deixaram de frequentar a escola apesar de sua obrigatoriedade. No País, a educação básica obrigatória e gratuita envolve:
Considerando-se que a interação professor-aluno é um aspecto fundamental da organização da prática pedagógica, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor, portanto, o trabalho docente é unidirecional.
( ) Podem-se ressaltar pelo menos dois aspectos da interação professor-aluno no trabalho docente: o aspecto cognoscitivo e o aspecto socioemocional.
( ) O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também deve cuidar para que os alunos aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas.
( ) As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor, portanto, o trabalho docente é unidirecional.
( ) Podem-se ressaltar pelo menos dois aspectos da interação professor-aluno no trabalho docente: o aspecto cognoscitivo e o aspecto socioemocional.
( ) O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também deve cuidar para que os alunos aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas.