Questões de Concurso
Filtrar
5.749 Questões de concurso encontradas
Página 418 de 1.150
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Maravilha - SC
Disciplina:
Pedagogia
Em relação aos professores e ao trabalho com modelagem, Barbosa (2004a) exprime que estes se identificam com um dos cinco argumentos: (...) motivação, facilitação de aprendizagem, preparação para utilizar a matemática em diferentes áreas, desenvolvimentos de habilidades gerais de exploração e compreensão do papel sócio-cultural da matemática (BARBOSA,2004a, p.2). Porém, quando os professores têm contato com a Modelagem Matemática e reconhecem a importância das atividades, também, destacam os obstáculos para sua utilização produzindo insegurança em relação ao tema modelagem, aos conteúdos de matemática que poderão surgir bem como aos temas escolhidos pelos alunos para investigação. Ao se referir aos cinco argumentos, Barbosa (2004b) enfatiza o último da lista, pois ele diz que esse está diretamente ligado à formação de pessoas ativas na sociedade, capazes de analisar como a matemática está sendo usada nas discussões sociais. Afirma também que “... as atividades de Modelagem podem contribuir para desafiar a ideologia da certeza e colocar lentes críticas sobre as aplicações da matemática (BARBOSA,2004b, p.2)”. Sobre a modelagem matemática, um único teórico não se adéqua ao seu estudo, esse teórico é:
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Pedagogia
No ensino fundamental, o componente curricular arte compreende as artes visuais, a dança, a música e o teatro; e essas linguagens articulam saberes referentes às produções e aos fenômenos artísticos por meio das práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre a arte. Considerando as múltiplas linguagens da arte no âmbito do ensino fundamental, julgue o item a seguir.
Os processos de ensino e aprendizagem da dança oferecem ao estudante a oportunidade de problematizar e refletir sobre dualidades como corpo versus mente; popular versus erudito; e teoria versus prática.
Os processos de ensino e aprendizagem da dança oferecem ao estudante a oportunidade de problematizar e refletir sobre dualidades como corpo versus mente; popular versus erudito; e teoria versus prática.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Pedagogia
No ensino fundamental, o componente curricular arte compreende as artes visuais, a dança, a música e o teatro; e essas linguagens articulam saberes referentes às produções e aos fenômenos artísticos por meio das práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre a arte. Considerando as múltiplas linguagens da arte no âmbito do ensino fundamental, julgue o item a seguir.
A ampliação dos conhecimentos musicais, que compreende a percepção, a experimentação, a reprodução, a manipulação e a criação de materiais sonoros diversos, deve, no ensino fundamental, restringir-se à exploração dos elementos mais próximos à cultura musical dos alunos.
A ampliação dos conhecimentos musicais, que compreende a percepção, a experimentação, a reprodução, a manipulação e a criação de materiais sonoros diversos, deve, no ensino fundamental, restringir-se à exploração dos elementos mais próximos à cultura musical dos alunos.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Pedagogia
No ensino fundamental, o componente curricular arte compreende as artes visuais, a dança, a música e o teatro; e essas linguagens articulam saberes referentes às produções e aos fenômenos artísticos por meio das práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre a arte. Considerando as múltiplas linguagens da arte no âmbito do ensino fundamental, julgue o item a seguir.
No ensino fundamental, o estímulo ao fazer teatral deve visar prioritariamente à criação coletiva de espetáculos a serem exibidos em festividades escolares.
No ensino fundamental, o estímulo ao fazer teatral deve visar prioritariamente à criação coletiva de espetáculos a serem exibidos em festividades escolares.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com o currículo do estado de Sergipe, o ensino do componente curricular arte deve estar em articulação com as competências gerais da BNCC, as competências específicas da área de linguagens e as habilidades da arte. Com base nas demais disposições do currículo de Sergipe para o componente de arte, julgue o item que se segue.
A caracterização da música sergipana no que se refere a seu contexto histórico, cultural e geográfico de produção é um dos objetos de conhecimento a ser estudado no âmbito da arte no ensino fundamental.
A caracterização da música sergipana no que se refere a seu contexto histórico, cultural e geográfico de produção é um dos objetos de conhecimento a ser estudado no âmbito da arte no ensino fundamental.