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No que se refere aos fundamentos legais que embasam a educação inclusiva, julgue o item a seguir.

Para que a inclusão educacional se efetive, incumbe ao poder público criar condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem para os estudantes, mediante a oferta de serviços e recursos de acessibilidade com vistas à eliminação de barreiras.
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À luz da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal n.º 13.146/2015), julgue o item subsequente.


Assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência é um dever das comunidades escolares, que devem implementar, acompanhar e avaliar um projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado.

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À luz da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal n.º 13.146/2015), julgue o item subsequente.


É obrigação legal das instituições públicas ou privadas de ensino superior e de educação profissional prestar atendimento preferencial para as pessoas com deficiência, por meio de tecnologias assistidas, disponibilização de provas em formatos acessíveis, recursos de acessibilidade e dilação de tempo para realização de provas e outras atividades acadêmicas, independentemente de solicitação prévia.

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A abordagem Pikler-Loczy propõe práticas pedagógicas fundamentadas na valorização da atividade autônoma e na comunicação emocional como pilares para o desenvolvimento infantil. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A abordagem Pikler-Loczy trata a criança como objeto passivo e considera a criança, como sujeito passivo, durante o desenvolvimento do processo de cuidado e educação, mas com respeito às necessidades e às iniciativas das crianças.
(__) A comunicação emocional entre o adulto e a criança é central para o desenvolvimento da personalidade infantil.
(__) A autonomia da criança é promovida por meio de atividades livres, sem intervenções diretas do adulto.
(__) A mediação do adulto é fundamental para criar as condições que permitem à criança ser sujeito de sua própria aprendizagem.

A sequência está correta em:
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O paradigma da infância se modificou ao longo das décadas, reconhecendo as crianças como sujeitos de direitos e participantes sociais. Considerando os novos paradigmas da infância, assinale a alternativa correta.