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Uma turma do Ensino Fundamental iniciou um projeto de trabalho sobre a diversidade cultural do bairro. Alunos trouxeram relatos familiares, músicas e fotografias. Alguns professores argumentaram que, embora o projeto seja rico, ele poderia prejudicar o cumprimento da matriz curricular formal. Outros defenderam que o projeto amplia a inclusão e favorece aprendizagens significativas. À luz da organização curricular por projetos e da educação inclusiva:
Ilma Passos Alencastro Veiga, em O Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível, apresenta uma reflexão crítica sobre a natureza, os fundamentos e os desafios que envolvem a elaboração e a efetivação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) no contexto escolar. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):

(__)Para a autora, o PPP não deve ser reduzido a um documento burocrático, elaborado apenas para atender a exigências legais ou administrativas. Pelo contrário, ele deve configurar-se como um instrumento de gestão democrática, orientador das práticas pedagógicas e administrativas, construído coletivamente pelos sujeitos que compõem a comunidade escolar.

(__)A elaboração coletiva, destacada por Veiga, é um elemento estruturante do PPP. A participação efetiva de professores, gestores, alunos, funcionários e famílias garante que o projeto represente a pluralidade de vozes da comunidade escolar. Para a autora, essa dimensão participativa é um princípio formal, para além da própria essência do caráter democrático do PPP, fortalecendo o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.

(__)Diante de políticas educacionais centralizadoras e de práticas que reforçam a padronização e o controle, o PPP pode ser compreendido como uma possibilidade de afirmação da identidade da escola, de valorização de sua especificidade cultural e social, e de defesa de uma educação comprometida com a transformação social.

A sequência CORRETA é:
Uma escola registra aumento nas solicitações de encaminhamento de alunos ao psiquiatra devido a agitação e dispersão. Parte da equipe acredita que tais comportamentos indicam um transtorno clínico, enquanto outra parte questiona se o problema não estaria na própria organização escolar, marcada por práticas repetitivas, avaliações padronizadas e pouco espaço para a diversidade. Com base nas críticas à medicalização e na defesa da educação inclusiva:
Roberto Rodrigues Paes discute a pedagogia do esporte, especialmente no que se refere ao ensino dos jogos esportivos coletivos para crianças e jovens. O autor critica o método parcial, focado no ensino das técnicas isoladas do contexto do jogo. Qual das seguintes abordagens de ensino é coerente com a superação dessa crítica?
O Coletivo de Autores, na proposta Curricular Crítico-Superadora, estabelece que o objeto de estudo da Educação Física é a cultura corporal. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A cultura corporal é compreendida como o acervo de práticas corporais historicamente criadas pela humanidade, como o jogo, o esporte, a ginástica, as danças e as lutas, que devem ser tratadas como conhecimento a ser tematizado e problematizado na escola.

(__)Os conteúdos da cultura corporal devem ser selecionados com base em sua relevância social, sua adequação aos alunos e sua contemporaneidade, devendo o professor organizá-los em um currículo que avance do mais simples ao mais complexo.

(__)O tratamento pedagógico da cultura corporal deve se limitar à vivência e à fruição das atividades, sem a necessidade de uma reflexão crítica sobre seus significados sociais, suas origens históricas e suas relações com a sociedade de classes.

(__)A avaliação, na perspectiva crítico-superadora, deve ir além da verificação do desempenho motor, considerando a capacidade do aluno de compreender criticamente as manifestações da cultura corporal e de se posicionar diante delas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.