Questões de Concurso
Filtrar
5.749 Questões de concurso encontradas
Página 525 de 1.150
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
O Censo Escolar realizado pelo Ministério da Educação é uma importante ferramenta para a coleta de informações sobre a educação no Brasil. Por meio desse censo, são coletados dados sobre as escolas, os alunos e os profissionais da educação, o que permite traçar um panorama da educação no país e subsidiar a formulação de políticas públicas na área educacional.
Durante a coleta de dados para o Censo Escolar, um gestor educacional de um município identifica a necessidade de compreender melhor alguns termos relacionados à educação especial que são utilizados no glossário do Censo. Esses termos são fundamentais para garantir uma coleta de dados precisa e adequada à realidade dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Considerando a situação descrita e o glossário da educação especial utilizado no Censo Escolar do Ministério da Educação, assinale a opção que apresenta uma definição correta, de acordo com o referido glossário.
Durante a coleta de dados para o Censo Escolar, um gestor educacional de um município identifica a necessidade de compreender melhor alguns termos relacionados à educação especial que são utilizados no glossário do Censo. Esses termos são fundamentais para garantir uma coleta de dados precisa e adequada à realidade dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Considerando a situação descrita e o glossário da educação especial utilizado no Censo Escolar do Ministério da Educação, assinale a opção que apresenta uma definição correta, de acordo com o referido glossário.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Em uma escola inclusiva, a equipe pedagógica está revisando o projeto político-pedagógico (PPP) para melhor atender às Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e às alterações vigentes para a Educação Especial. O objetivo é garantir a inclusão e o aprendizado de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência ou necessidades educacionais especiais.
Na escola, há um aluno com autismo matriculado em uma turma regular. O professor, buscando adequar suas práticas pedagógicas às diretrizes nacionais, pesquisa sobre como promover a inclusão desse aluno e garantir seu desenvolvimento educacional adequado.
Considerando a situação descrita e as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a Educação Especial, assinale a ação mais adequada para promover a inclusão do aluno com autismo na escola regular.
Na escola, há um aluno com autismo matriculado em uma turma regular. O professor, buscando adequar suas práticas pedagógicas às diretrizes nacionais, pesquisa sobre como promover a inclusão desse aluno e garantir seu desenvolvimento educacional adequado.
Considerando a situação descrita e as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a Educação Especial, assinale a ação mais adequada para promover a inclusão do aluno com autismo na escola regular.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Em uma escola inclusiva, é fundamental que todas as crianças sejam respeitadas em sua diversidade e tenham suas necessidades educacionais atendidas de forma adequada. Nesse contexto, a legislação e as políticas educacionais para a inclusão desempenham um papel crucial, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas condições físicas, intelectuais ou sociais.
Em uma escola inclusiva, um aluno com deficiência intelectual está enfrentando dificuldades para acompanhar as atividades em sala de aula. O professor, preocupado com o desenvolvimento do aluno, busca orientações sobre como proceder para atender às necessidades educacionais desse aluno de acordo com a legislação e as políticas educacionais vigentes.
Considerando a situação descrita, para atender às necessidades educacionais do aluno com deficiência intelectual, de acordo com a legislação e as políticas educacionais para a inclusão, o professor deve
Em uma escola inclusiva, um aluno com deficiência intelectual está enfrentando dificuldades para acompanhar as atividades em sala de aula. O professor, preocupado com o desenvolvimento do aluno, busca orientações sobre como proceder para atender às necessidades educacionais desse aluno de acordo com a legislação e as políticas educacionais vigentes.
Considerando a situação descrita, para atender às necessidades educacionais do aluno com deficiência intelectual, de acordo com a legislação e as políticas educacionais para a inclusão, o professor deve
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
O desenvolvimento do potencial criador é uma das características marcantes dos alunos com altas habilidades. Para estimular essa criatividade, é importante que os educadores conheçam as especificidades desses alunos e utilizem estratégias educacionais adequadas.
Das seguintes estratégias educacionais, assinale a mais eficaz para desenvolver o potencial criador dos alunos com altas habilidades.
Das seguintes estratégias educacionais, assinale a mais eficaz para desenvolver o potencial criador dos alunos com altas habilidades.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação pedagógica é uma ferramenta essencial para identificar e atender as necessidades dos alunos com altas habilidades. Essa avaliação deve ser abrangente, considerando não apenas as habilidades cognitivas dos alunos, mas também seus interesses, motivações e necessidades emocionais e sociais.
Entre as abordagens a seguir, assinale a mais adequada para realizar a avaliação pedagógica de um aluno com altas habilidades.
Entre as abordagens a seguir, assinale a mais adequada para realizar a avaliação pedagógica de um aluno com altas habilidades.