Filtrar


Questões por página:
O sub-rendimento escolar entre alunos com altas habilidades pode estar relacionado a uma série de fatores individuais, familiares, sociais e oriundos do ambiente escolar. Compreender esses fatores é fundamental para identificar e atender adequadamente os alunos com altas habilidades que estão enfrentando dificuldades acadêmicas.
Avalie se os fatores associados ao sub-rendimento escolar de alunos com altas habilidades incluem:

I. falta de habilidades cognitivas superiores:
II. falta de apoio emocional da família:
III. sentimento de isolamento:
IV. falta de pertencimento ao grupo social.


Estão corretos apenas os fatores
As características dos alunos com altas habilidades/superdotação vão além das habilidades cognitivas elevadas, abrangendo também aspectos emocionais e sociais que podem influenciar seu desenvolvimento e aprendizado. É importante compreender essas características para oferecer um atendimento educacional adequado a esses alunos.

A seguinte característica é frequentemente observada em alunos com altas habilidades/superdotação:
As concepções atuais de inteligência vão além da visão tradicional que a define como a capacidade de resolver problemas de forma lógica ou matemática. Autores contemporâneos têm proposto conceitos mais amplos, que consideram a inteligência como a capacidade de se adaptar, aprender com experiências, compreender contextos complexos e interagir de maneira eficaz com o ambiente.

De acordo com as concepções atuais de inteligência, sob essa perspectiva mais ampla, a inteligência é
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento fundamental para a Educação Especial Inclusiva, pois visa a garantir um atendimento educacional específico e adequado às necessidades de cada aluno. No contexto das altas habilidades, o PEI também desempenha um papel importante, pois permite a elaboração de estratégias e atividades que estimulem e desenvolvam as potencialidades desses alunos.

A principal finalidade do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com altas habilidades na perspectiva da Educação Especial Inclusiva é
A inclusão escolar de alunos com altas habilidades/superdotação é um tema relevante no contexto educacional. A partir da implementação de diretrizes municipais, experiências fenomenológicas podem ser observadas, refletindo sobre como esses alunos são acolhidos e desenvolvem suas potencialidades nas escolas.

De acordo com a perspectiva da inclusão escolar de alunos com altas habilidades/superdotação e experiências fenomenológicas a partir da implementação de diretrizes municipais, assinale a afirmativa correta.