Questões de Concurso
Filtrar
5.749 Questões de concurso encontradas
Página 538 de 1.150
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Maripá - PR
Disciplina:
Pedagogia
Apesar de os conceitos de abandono e evasão escolar serem usados muitas vezes como sinônimos, eles têm características diferentes. Sobre essas diferenças, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
Deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo caracteriza o(a) __________________. Já a situação em que o estudante, seja reprovado ou aprovado, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte é entendida como __________________. Se a quantidade de jovens de uma faixa etária fora da escola aumenta conforme o passar do ano letivo, se tem um aumento dos números de desistência, o que caracteriza o(a) __________________.
Deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo caracteriza o(a) __________________. Já a situação em que o estudante, seja reprovado ou aprovado, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte é entendida como __________________. Se a quantidade de jovens de uma faixa etária fora da escola aumenta conforme o passar do ano letivo, se tem um aumento dos números de desistência, o que caracteriza o(a) __________________.
Concurso:
Prefeitura de Maripá - PR
Disciplina:
Pedagogia
As decisões curriculares e didático-pedagógicas das Secretarias de Educação, o planejamento do trabalho anual das instituições escolares e as rotinas e os eventos do cotidiano escolar devem levar em consideração a necessidade de superação de desigualdades. Para isso, os sistemas e redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar com um claro foco na equidade, ou seja:
Concurso:
Prefeitura de Maripá - PR
Disciplina:
Pedagogia
Sobre os sete saberes necessários à educação do futuro, assinalar a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Disciplina:
Pedagogia
Analise as caraterísticas abaixo:
• É a condição considerada mais branda dentro das desordens neurológicas presentes no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
• Apresenta inteligência preservada e, por isso, também é chamado de “autismo de alto funcionamento”.
• Em geral, a pessoa tem habilidade verbal satisfatória. Porém, por outro lado, apresenta dificuldades com simbologias, palavras de duplo sentido e interpretação de sinais não verbais.
As características acima referem-se ao(à):
• É a condição considerada mais branda dentro das desordens neurológicas presentes no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
• Apresenta inteligência preservada e, por isso, também é chamado de “autismo de alto funcionamento”.
• Em geral, a pessoa tem habilidade verbal satisfatória. Porém, por outro lado, apresenta dificuldades com simbologias, palavras de duplo sentido e interpretação de sinais não verbais.
As características acima referem-se ao(à):
Concurso:
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Disciplina:
Pedagogia
“Se o professor acredita que todos os alunos devem aprender pelos mesmos meios, com aulas expositivas ministradas da mesma maneira, como garantir que o aluno com um grave comprometimento intelectual e motor, por exemplo, vá aprender os conteúdos propostos pelo currículo?” (Budel; Meier,2012). A respeito das atribuições da Educação Especial no ambiente escolar, analise as assertivas abaixo:
I. É a que oferece aquilo que o estudante precisa, atendendo às necessidades peculiares de cada um e contribuindo para o seu desenvolvimento na sociedade.
II. Faz com que o ser humano – aluno, estudante, deficiente – independente da denominação, sinta-se respeitado e valorizado nas suas capacidades.
III. Acredita verdadeiramente que uma pessoa com necessidades educacionais especiais tem condições de avançar na sua vida pessoal, acadêmica, profissional e social.
Quais estão corretas?
I. É a que oferece aquilo que o estudante precisa, atendendo às necessidades peculiares de cada um e contribuindo para o seu desenvolvimento na sociedade.
II. Faz com que o ser humano – aluno, estudante, deficiente – independente da denominação, sinta-se respeitado e valorizado nas suas capacidades.
III. Acredita verdadeiramente que uma pessoa com necessidades educacionais especiais tem condições de avançar na sua vida pessoal, acadêmica, profissional e social.
Quais estão corretas?