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A Resolução n° 04/2009, Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. A normativa define que a Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional.


Nesse sentido, em que documento deve estar institucionalizada a oferta do AEE?

WING (2006), em sua escrita sobre Computational Thinking, afirma que esse conceito representa uma atitude e um conjunto de habilidades universalmente aplicáveis a todos.


A autora defende em seu texto que:

São consideradas atribuições do Professor do AEE no contexto da sala de recursos:


1. Identificar e realizar a manutenção dos equipamentos de tecnologia assistiva.


2. Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação.


3. Identificar e elaborar recursos pedagógicos acessíveis.


4. Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

BACICH e MORAN (2017) apresentam algumas práticas pedagógicas na educação básica e superior articulando conteúdos, procedimentos, espaços e tempos aos interesses, questões e necessidades dos estudantes do século 21.


As metodologias analisadas pelos autores que compõem os capítulos do livro são denominadas:

RIBEIRO (2003) destaca a importância de trazer a vida “real” para a sala de aula mostrando para os alunos, desde os primeiros dias de aula, um universo que eles devem dominar e precisam fazer parte. Sem isso, a escola estará contribuindo para mais uma forma de exclusão dos seus alunos.


Diante do exposto, sobre qual universo a autora está fazendo referências e o que ela considera que precisa ser utilizado como ferramenta para a aprendizagem?