Filtrar


Questões por página:
Segundo Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146, de 6 de julho de 2015, a educação é um direito da pessoa com deficiência, com a garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e ao longo da vida, visando a atingir o máximo desenvolvimento de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, de acordo com suas características individuais, seus interesses e suas necessidades de aprendizagem. Conforme o Artigo 28, cabe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
Em seu livro Histórias das ideias pedagógicas no Brasil, Saviani (2007) reflete acerca das tendências pedagógicas. Uma delas, segundo o autor, compreende que o papel da escola é difundir conteúdos vivos, concretos e articulados às realidades sociais. Esses conteúdos precisam ser aqueles produzidos universalmente, que se constituíram patrimônio da humanidade, sendo reavaliados e associados à realidade dos estudantes. Nesse sentido, cabe ao professor fazer a ligação entre os conteúdos e as experiências dos alunos, ajudando-os a ultrapassar essas experiências. A relação entre professores e estudantes é pautada nas trocas, nas quais a experiência dos educandos é articulada aos conteúdos, possibilitando a compreensão e a superação de experiências iniciais. As características descritas referem-se à tendência:
Visualizar Questão Comentada
O Projeto Político Pedagógico é organizado em três partes: marco referencial, diagnóstico e programação. O Marco Referencial apresenta a posição adotada pela instituição, a expressão de sua identidade e a composição de três grandes partes. Uma delas “expressa o ideal específico da instituição. É a proposta dos critérios de ação para os diversos aspectos relevantes da instituição, tendo em vista aquilo que queremos ou devemos ser” (VASCONCELLOS, 2010, p.183). O trecho citado refere-se ao marco:
De acordo com os preceitos legais vigentes, cabe aos sistemas e às redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos, como tecnologia e ciência, de forma:
A necessidade de avaliar no início do processo é característica da relação ensino e aprendizagem vista em uma ótica mais complexa, que entende que o conhecimento prévio do estudante é fundamental para novas aprendizagens. Esse conhecimento prévio é formado por: