Questões de Concurso
Filtrar
5.749 Questões de concurso encontradas
Página 749 de 1.150
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Na era das tecnologias digitais da informação e da comunicação, novas preocupações surgem para o trabalho do professor de português com as práticas de leitura.
Um conteúdo de leitura que ganha grande relevância nesse cenário contemporâneo, na aula de língua portuguesa, é o/a
Um conteúdo de leitura que ganha grande relevância nesse cenário contemporâneo, na aula de língua portuguesa, é o/a
Disciplina:
Pedagogia
Na obra Portos de passagem (2017[1991], p.85), João Wanderley Geraldi explica que “A história da educação, como toda a história, recupera avanços e recuos, perceptíveis como tais somente ao olhar contemporâneo”. A partir, então, de uma visão contemporânea das práticas de linguagem, que proposta de ensino possibilitou à disciplina Língua Portuguesa um trabalho mais específico com a leitura e escrita de textos em linguagem digital?
Disciplina:
Pedagogia
Na internet, encontramos diversos conteúdos que auxiliam os professores de português a prepararem suas aulas. Observe, a seguir, um desses materiais, voltado para o ensino da produção escrita.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/53198839341264027/ Acesso em: 20 jan.24.
A partir das orientações para o ensino de língua portuguesa que defendem uma visão sociointeracional das práticas de linguagem, o que se pode afirmar a respeito de uma aula que utiliza essa “introdução coringa” para ensinar a escrever?

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/53198839341264027/ Acesso em: 20 jan.24.
A partir das orientações para o ensino de língua portuguesa que defendem uma visão sociointeracional das práticas de linguagem, o que se pode afirmar a respeito de uma aula que utiliza essa “introdução coringa” para ensinar a escrever?
Disciplina:
Pedagogia
No que se refere às práticas de ensino da oralidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tomamos o caso de uma aula de português que explore as múltiplas tradições orais e seus gêneros, observando o surgimento de textos falados e as práticas que possibilitam sua perpetuação.
Qual objeto de conhecimento das práticas de oralidade é, então, contemplado de maneira central nessa aula?
Qual objeto de conhecimento das práticas de oralidade é, então, contemplado de maneira central nessa aula?
Disciplina:
Pedagogia
Leia, a seguir, um trecho de relato de estágio publicado na internet:

O relato nos apresenta alguns aspectos sobre o planejamento da aula que acabaram não sendo efetivados na prática. Que estratégia seria abordada pelos estagiários para o ensino do gênero textual citado?