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Crianças e jovens são levados à escola para que adquiram conhecimentos e desenvolvam competências que os preparem para a vida. Os educadores esperam que eles cheguem à sala de aula interessados em aprender, prontos para o convívio social e para o trabalho disciplinado. A família tem a expectativa de que a escola se responsabilize pela aprendizagem deles. Quando as expectativas dos dois lados se frustram ou para evitar que se frustrem, o que é mais adequado fazer?
Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar. A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam. ( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente. ( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água. As afirmativas são, respectivamente,
A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças”. As afirmativas a seguir apresentam possíveis encaminhamentos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico nas escolas. I. Adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos. II. Convidar representantes de todos os setores da escola para pensarem a elaboração do documento. III. Desconsiderar os conflitos de ideias que surgem durante os debates. Assinale a(s) afirmativa(s) contrária(s) ao caráter proposto para o documento pela legislação citada.
Em uma turma de Educação Infantil, Rafael,5 anos, apresenta Transtorno Global de Desenvolvimento. A professora e a Agente de Apoio perceberam que, quando era solicitado a pintar desenhos respeitando os limites, Rafael não conseguia realizar a tarefa. Com relação a como devem ser conduzidas as adaptações das atividades para atender a esse caso específico, analise as afirmativas a seguir. I. Deve-se avaliar somente a capacidade de pintar, mesmo não respeitando os limites, pois não se pode mudar seu comportamento. II. Deve-se realçar os limites do desenho, como, por exemplo, contornando-o com barbante. III. Deve-se colocar o aluno em outra atividade, como massa de modelar, para não estimular sua dificuldade. Assinale:
Com relação às características de uma prática educativa inclusiva, analise as afirmativas a seguir. I. A escola deve ajudar cada aluno a desenvolver suas aptidões em um contexto livre de discriminação. II. A escola deve instituir o espírito de competitividade entre os alunos. III. A escola deve oferecer oportunidades a todos no sentido de “formar pessoas iguais”. Assinale: