Filtrar


Questões por página:
Para comemorar o Dia Mundial do Autismo (2 de abril), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram uma pesquisa sobre a Educação Especial na legislação brasileira. Com relação ao que foi apresentado pelos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, em casos de comprovada necessidade, terá direito a acompanhante especializado. ( ) O gestor escolar não pode recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, sendo punido caso isso ocorra. ( ) O acesso à educação é direito da pessoa com transtorno do espectro autista, visando à sua inserção no mercado de trabalho. As afirmativas são, respectivamente,
Com base no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, relacione as categorias de Educação Especial às suas respectivas definições.1. Alunos com deficiência 2. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento 3. Alunos com superdotação ( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além de um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. ( ) Apresentam potencial elevado em uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação às recomendações presentes na Declaração de Salamanca, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A integração de alunos com necessidades educacionais especiais seria mais efetiva se fosse dada maior ênfase à educação infantil, à educação de meninas e à educação para o trabalho. ( ) As escolas deveriam prover oportunidades curriculares apropriadas para a criança com habilidades e interesses diferentes. ( ) A avaliação formativa deveria ser incorporada ao processo educacional. As afirmativas são, respectivamente,
Em seu artigo para tornar o ensino de Química mais atraente, o professor doutor, Airton Marques da Silva (2011), apresenta propostas, feitas a partir de pesquisas científicas de outros professores e pesquisadores, o que pode ser feito para colaborar com o professor de Química, indagando-o e salientando a mudança na postura em sala de aula, fazendo com que o aluno esteja mais interessado e compreenda melhor os conteúdos ensinados. NÃO configura uma proposta para a mudança do ensino de Química, tornando-o mais agradável e atraente:

“De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do ensino médio, o bloco disciplinar correspondente às ciências da natureza (química, física, biologia e matemática) objetiva ‘contribuir para a compreensão do significado da ciência e da tecnologia na vida humana e social, de modo a gerar protagonismo diante das inúmeras questões políticas e sociais para cujo entendimento e solução as Ciências da Natureza são uma referência relevante’.”

(Brasil,2000, p.93.)


O documento apontou também alguns objetivos e diretrizes que, caso tenham suporte para serem implementados, podem contribuir para o estabelecimento de interfaces entre a ética e o ensino científico. Dentre eles destacam-se:


I. Entender a relação entre o desenvolvimento das Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e propõem solucionar.

II. Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

III. Aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.


Estão corretas as afirmativas