Filtrar


Questões por página:

Os encontros culturais são alternativas para desenvolver um trabalho didático com jovens e adultos apresentando a cultura popular à qual pertencem e na qual foram formados e que se revela, muitas vezes, na expressão em seu modo de ser e atuar no mundo. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas lacunas correspondentes.


( ) A escola e a sala de aula precisam abrir espaço e tempo para que essa cultura se espalhe e seja difundida.

( ) O ritmo particular para os encontros culturais dispõe da necessidade na rotina dos alunos com marcas bem particulares e variadas.

( ) Nos encontros culturais tem-se aprendizado informal, construído pela experiência do aluno ou grupo, na sua comunidade ou na família.

( ) Nos encontros culturais há troca de saberes entre as pessoas interessadas em aprender e em ensinar.

( ) Quando a escola abre esse espaço, está legitimando uma forma cultural que a coloca no mesmo patamar de importância que as culturas eruditas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. Nesse sentido, é correto afirmar:

A prática educativa no ensino de Artes também apresenta características específicas em determinados períodos, evoluindo de acordo com as transformações sociais e culturais. Nesse sentido, tendências para o ensino de Artes são apresentadas a seguir:


I. A escola tradicional

II. A escola nova


Relacione os itens I e II com as afirmações a seguir:


( ) A Arte defende a livre expressão e a expressão espontânea.

( ) A Arte segue ações interdisciplinares.

( ) A Arte é a reprodução de modelos propostos pelo professor.

( ) A Arte é identificada na cópia de desenhos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

A contínua realização do projeto educativo possibilita o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, sendo base de diálogo e reflexão para toda equipe escolar. Dessa forma, é correto afirmar que:

O ato de planejar é um ato decisório de maior importância e efetivado dentro de um projeto coletivo institucional. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O planejamento permite a reflexão sobre as atividades anteriores, considerando o diagnóstico realizado, para melhor desempenho educacional.

( ) O planejamento do ensino, ou seja, o planejamento da atividade docente propriamente dita, necessita ser precedido de um Projeto Pedagógico e de um Projeto Curricular Institucional.

( ) O planejamento não é um ato de preencher formulários, mas sim um ato de decisão na prática docente para o alcance dos objetivos da aprendizagem.

( ) O planejamento isolado e diversificado de cada professor possibilita a formação de um corpo, individual e semelhante que é fundamental e necessária dentro da escola.

( ) O planejamento considera os resultados da aprendizagem para verificar se a didática e os procedimentos utilizados em sala de aula foram adequados


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: