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De acordo com o UNICEF (2021), no Brasil, estima-se que quase 1,1 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória estavam fora da escola em 2019, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A exclusão escolar afeta, principalmente, quem vive em situação mais vulnerável. E, a cada 10 crianças e adolescentes fora da escola,6 viviam em famílias com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. A desigualdade social vigente na sociedade se reproduzia ao olhar para a exclusão escolar. Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos de 6 a 17 anos não tinham acesso à educação. Desses, mais de 40% eram crianças de 6 a 10 anos, faixa etária em que a educação estava praticamente universalizada antes da pandemia. Então, com a pandemia da Covid-19, a desigualdade e a exclusão se agravaram (...), considerando as desigualdades de acesso a bens sociais, culturais e econômicos entre as áreas urbanas e rurais, onde a escola, muitas vezes, é o único lugar de convívio e socialização fora da família. A manutenção destas desigualdades pode representar impactos importantes na vida de cada uma das crianças e adolescentes, de suas comunidades e de toda a sociedade. Considerando o exposto, analise os dados do gráfico a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


(IBGE. Pnad 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Adaptado.)
NÃO condiz com a informação dada:
Alguns pesquisadores afirmam que as práticas pedagógicas adotadas pelas escolas públicas brasileiras, estão sustentadas na ideia de que o professor, agente do processo educativo, ensina, transmite aos alunos seu conhecimento, que passivamente memorizam. Essa afirmação faz com que a escola assuma um papel autocrático, demonstrando que o professor ocupa o centro desse processo, deduzindo-se que para haver aprendizagem basta que o aluno reproduza o que lhe foi transmitido.
O texto se refere as bases de uma escola tradicional que vem cotidianamente sofrendo abalos por parte do/da, EXCETO:
Magda Soares (2008), aborda a problemática da qualidade da alfabetização nas escolas brasileira e para tanto afirma que para discutir a qualidade da alfabetização é preciso:
I - Buscar, primordialmente, uma determinação das propriedades, atributos, condições do alfabetismo que devem caracterizar a alfabetização, ou a criança alfabetizada,
PORQUE
II - A importância de se considerar a diversidade em relação às propriedades, atributos, condições que devem constituir a alfabetização: serão os mesmos para todos.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
Buscando trabalhar a leitura dirigida de uma embalagem de higiene pessoal com os alunos em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:
I - Deve-se identificar aspectos gráficos e textuais das embalagens: nome do produto, suas cores, tamanho das palavras e logotipos. II - Deve-se chamar a atenção dos alunos para o jogo de cores utilizadas no registro das letras e dos números apresentados na embalagem. III - Deve-se identificar os diferentes tipos de informações presentes na embalagem: data de fabricação, indústria, preço, componentes químicos, etc. IV - Deve-se explorar a qualidade do produto contido na embalagem, para saber se a criança gosta ou não daquele produto.
Estão CORRETAS as afirmativas.
Considerar o perfil dos alunos significa considerar o que se deve ensinar, de que forma, com que tipos de atividades e em que tempo. Nesse contexto analise as afirmativas a seguir:
I - Um perfil muito comum das crianças que chegam às escolas públicas é o de não terem tido oportunidade de conviverem e se familiarizarem intensa e amplamente com os meios sociais de circulação da escrita,
POR ISSO
II - O professor que se vê diante de uma turma de alunos com esse perfil tem como grande desafio possibilitar que essas crianças, que têm o primeiro contato formal com a língua escrita na escola, consolidem a aprendizagem da leitura e da escrita no tempo de escolaridade previsto em cada sistema de ensino.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.