Filtrar


Questões por página:
“Com o passar dos tempos, o homem evoluiu sua forma de pensar e agir culturalmente, criou leis que asseguram a igualdade social entre seus pares, elaborou uma nova sensibilidade social e hoje vive o paradigma da inclusão social e escolar, onde o indivíduo é identificado em sua diversidade e singularidade. A inclusão, conceito socialmente construído e revolucionário, não diz respeito somente ao acesso de pessoas discriminadas às salas de aulas, mas prevê implementação de mecanismos que favoreçam situações de equidade, permitindo-lhes o acesso a todos os segmentos sociais.” (RIBEIRO; BEZERRA; HOLANDA,2015, p.21)
Considerando o trecho lido, assinale a alternativa CORRETA:
Leia o trecho a seguir:
A formação dos educadores é uma demanda constante e abrangente. Se a formação ao longo da vida é, em função dos avanços teóricos e práticos, uma exigência em qualquer campo profissional no caso dos educadores de profissão, ela se torna especial por, pelo menos, três razões. A primeira refere-se à enorme complexidade de nossa atividade. A segunda diz respeito à crescente demanda da sociedade em relação às atribuições da escola. Por fim, a terceira está representada pela frágil formação inicial dos educadores, tanto pela qualidade da formação frequentemente disponibilizada, quanto pela falta de interesse do acadêmico na sua formação, reflexo, entre outras coisas, da vivência curricular, logo no início do Ensino Fundamental, marcada pelo Imprinting Escolar Instrucionista (VASCONCELLOS,2011).

Assinale a alternativa CORRETA sobre a Formação Docente com base no trecho lido:
Diante de uma sólida formação didática, o professor que vivencia casos de alunos que não conseguem aprender, vai recorrer a um grande leque de mediações, seja no que diz respeito às dimensões básicas da atividade docente. Segundo Vasconcellos (2011) existem práticas, que, se tomadas em conjunto a depender de cada realidade, pode-se pensar em avançar no sentido de aproximar o ensino da aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta algumas dessas práticas:
Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

“[…] a reflexão pode transformar a prática educativa, no entanto não pode interferir, de fato, na realidade pois quem age na realidade, direta ou indiretamente, são os sujeitos” (VASCONCELLOS,2010, p.11).
A inclusão na escola, propõe uma ruptura de base na estrutura organizacional a que se encontra hoje, como o formalismo da racionalidade visto modalidades de ensino, grades curriculares, burocracia, entre outros aspectos. A mudança é necessária para que a escola possa fluir, novamente, espalhando sua ação formadora por todos os que dela participam. Assinale a alternativa CORRETA: