Filtrar


Questões por página:
Miguel Arroyo relata que O movimento social e de renovação pedagógica dos últimos 15 anos recoloca a luta pelo saber e pela cultura na direção de sua desprivatização. No embate entre tradição privativista e mercantil das necessidades e tradição social, progressista e pública dos direitos e das liberdades, o movimento social e pedagógico se situa na concepção pública de qualidade na educação. Mesmo com todas as transformações ocorridas na sociedade, a gestão democrática ainda é complexa na sua organização devido, EXCETO.
Visualizar Questão Comentada
Leia a afirmativa a seguir.
Os próprios alunos podem, por meio da observação, identificar situações que merecem um tratamento investigativo. Vale destacar a importância de não se fabulizar um problema e sim explorar situações reais. Marque a opção CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Comenius chama atenção para a desordem que reina na organização dentro das escolas, na hora de transmitir os conhecimentos, ensinam muitas matérias ao menos tempo, os dias não estão delimitados quanto às atividades às quais se destinarão a cada hora gerando uma aversão às letras e que não chegam, nem de perto, ao piso mínimo das necessidades que o ideal pansófico exige. Esse problema seria resolvido, com o que a Didática Magna sugere como. Marque a opção CORRETA.
Dewey considerava que os projetos realizados por alunos demandam necessariamente a ajuda de um professor que pudesse assegurar o processo contínuo de aprendizagem e crescimento. Sobre a aprendizagem baseada em projetos, marque a opção INCORRETA.
Para compreendermos as teorias na prática da relação aluno e professor podemos observar as possíveis respostas de professores que foram indagados sobre o que eles consideram importante fazer com que seu aluno de fato aprenda:
1. É preciso que o professor saiba transmitir bem o conhecimento acumulado na cultura a que pertence.
2. O aluno precisa estudar bastante, treinando o suficiente para fixar o que aprendeu.
3. O esforço do professor é irrelevante diante de alunos carentes, mal alimentados, vindos de família sem tradição cultural.
4. O professor deve premiar quem trabalha bem e punir com nota baixa quem não se esforça. [...] (ARANHA,1996, p.132)
Conclui-se que a teoria filosófica relatada pelas respostas dos professores questionados por ARANHA é:
Visualizar Questão Comentada