Filtrar


Questões por página:
Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada

Leia a tirinha do Armandinho a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Estudiosos brasileiros afirmam que as escolhas pedagógicas dos docentes, em um país tão diverso e desigual quanto o Brasil, precisam levar em consideração um amplo conjunto de variáveis extra e intraescolares. A tendência pedagógica que mais se aproxima do respeito à diversidade de contextos e vulnerabilidades que adentram a sala de aula é a

A gestão da sala de aula integra uma das ações para o planejamento e organização do ambiente de aprendizagem eficaz. O livro “Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem estar aptos a fazer”, aponta alguns elementos importantes sobre o tema como: estabelecimento de regras e estruturação física dos espaços.
(DARLING-HAMMOND; BRANSFORD,2019)
Nesse sentido, é correto afirmar que corresponde à situação que caracteriza uma boa gestão de sala de aula

Observe a charge a seguir.

Imagem associada para resolução da questão



A abordagem curricular costuma separar os objetos de conhecimento e analisá-los a partir de um determinado campo de saber que passou a ser denominado disciplina. Essa divisão dos campos de saberes ocorre com o advento da ciência moderna, na tentativa de aprofundar o conhecimento sobre os fenômenos da natureza. Assim, foram criadas a Física, a Química, a Biologia, a Geografia, etc. O processo educativo seguiu esse mesmo modelo. No entanto, nas últimas décadas, estudiosos têm chamado a atenção para a importância de uma abordagem que permita ao aluno entender o fenômeno de uma forma mais abrangente.


Esse novo tipo de abordagem, em que um fenômeno ou problema é tratado a partir de visões diversas é denominado