Questões de Concurso
Filtrar
5.743 Questões de concurso encontradas
Página 844 de 1.149
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Estudos sinalizam que a didática tem a capacidade de fazer com que o conhecimento seja compreensível ou acessível. Identifique abaixo as definições que correspondem às propostas de autores contemporâneos e assinale a alternativa correta.
I. Campo de conhecimentos e saberes de pluralidade epistêmica, em que as questões “teoria e prática”, “ensinar e aprender” e “conteúdo e forma” estão relacionadas.
II. Constituída por uma relação tensionada entre epistemes diversas, exigindo uma postura diferenciada de diálogo permanente entre elas, em contínuo movimento de construção social e cultural.
III. Assentada em uma prática pedagógica corporificada nos sujeitos que a fazem, professores e estudantes ensinando e aprendendo, situando-se nos conhecimentos plurais de seu campo em suas especificidades e nos diálogos que fazem com outras epistemes.
IV. Artefato voltado exclusivamente à produção de técnicas meritocráticas pautadas na perspectiva de aprendizagem linear.
I. Campo de conhecimentos e saberes de pluralidade epistêmica, em que as questões “teoria e prática”, “ensinar e aprender” e “conteúdo e forma” estão relacionadas.
II. Constituída por uma relação tensionada entre epistemes diversas, exigindo uma postura diferenciada de diálogo permanente entre elas, em contínuo movimento de construção social e cultural.
III. Assentada em uma prática pedagógica corporificada nos sujeitos que a fazem, professores e estudantes ensinando e aprendendo, situando-se nos conhecimentos plurais de seu campo em suas especificidades e nos diálogos que fazem com outras epistemes.
IV. Artefato voltado exclusivamente à produção de técnicas meritocráticas pautadas na perspectiva de aprendizagem linear.
Disciplina:
Pedagogia
As tendências pedagógicas são constituídas por um conjunto de pensamentos de filósofos e autores a respeito da educação e como ela é compartilhada. Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
I. Tendências pedagógicas liberais II. Tendência tradicional III. Tendência tecnicista IV. Tendência libertadora V. Tendências progressistas
( ) Promove(m) uma análise crítica das realidades sociais.
( ) Articula(m)-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
( ) O indivíduo deve se adaptar às normas e valores da sociedade de classe.
( ) Centraliza(m)-se na discussão de temas sociais e políticos e o(a) professor(a) coordena as propostas, atuando juntamente com os(as) estudantes.
( ) Primeira(s) instituída(s) no Brasil.
I. Tendências pedagógicas liberais II. Tendência tradicional III. Tendência tecnicista IV. Tendência libertadora V. Tendências progressistas
( ) Promove(m) uma análise crítica das realidades sociais.
( ) Articula(m)-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
( ) O indivíduo deve se adaptar às normas e valores da sociedade de classe.
( ) Centraliza(m)-se na discussão de temas sociais e políticos e o(a) professor(a) coordena as propostas, atuando juntamente com os(as) estudantes.
( ) Primeira(s) instituída(s) no Brasil.
Disciplina:
Pedagogia
A gestão democrática na escola consiste em um exemplo de gestão que busca a participação do coletivo no momento de realizar determinadas ações na instituição de ensino. Sendo assim, os(as) professores(as), funcionários(as), gestores(as), estudantes, familiares e colegiados podem opinar a respeito das decisões. Identifique quais dos princípios abaixo norteiam a gestão democrática e assinale a alternativa correta.
I. Igualdade II. Liberdade III. Participação IV. Centralização das decisões V. Meritocracia
I. Igualdade II. Liberdade III. Participação IV. Centralização das decisões V. Meritocracia
Disciplina:
Pedagogia
Para alcançar os seus fins, o sistema educacional brasileiro necessita de órgãos e normas que definam tarefas e responsabilidades, visando à ação organizada na direção dos objetivos estabelecidos. Dessa maneira, considerando os documentos oficiais, identifique sobre quais dos pontos abaixo esse sistema está estruturado e assinale a alternativa correta.
I. Princípios orientadores II. Princípios meritocráticos III. Estruturas antidemocráticas IV. Recursos financeiros V. Níveis administrativos
I. Princípios orientadores II. Princípios meritocráticos III. Estruturas antidemocráticas IV. Recursos financeiros V. Níveis administrativos
Disciplina:
Pedagogia
Assinale a alternativa correta em relação à política educacional antirracista.