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As ações educativas em torno do que se deve ensinar e aprender na escola, segundo Comenius, deve seguir o caminho do ensinar “tudo a todos”, e assim, o homem deve se formar para que seja humano, ou seja, ao “formar-se” chega a ser uma criatura racional. Analise as afirmativas abaixo.
I. Dentre as áreas que Comenius propõe como fundamentais, encontram-se somente nas ciências exatas e da natureza.
II. Comenius enfatiza que todos devem chegar a ter acesso ao conhecimento e o quão significativa deva ser a qualidade dos conteúdos que serão transmitidos pela educação.
III. Os atributos dos conteúdos do ensino são tão relevantes quanto a quantidade e a extensão dos recursos mediante os quais se distribuirão dos saberes.
IV. As reflexões do pedagogo não só giram em torno do método mais apropriado, irracional e sem uma ordem a ser seguida com o qual possa fazer o ensino extensivo e homogêneo.
V. As reflexões de Comenius tratam dos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna, dentro de determinada divisão social de trabalho. O conhecimento científico é socialmente válido e constitutivo da condição humana.
Das afirmativas analisadas, marque a opção CORRETA.
O projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino. A valorização do magistério é um princípio central na discussão do projeto político-pedagógico. Esta valorização implica:
Arquivo Escolar é o conjunto ordenado de papéis que documentam e comprovam os fatos relativos à vida escolar do aluno e à vida funcional do corpo docente e administrativo da instituição. Toda unidade escolar deve ter um arquivo bem instalado, organizado e atualizado, de forma a oferecer informações aos seus usuários, com rapidez e presteza. Nesse sentido, os arquivos devem ser:
O Diário de Classe é o documento fundamental para registro do diagnóstico inicial da turma, frequência do aluno, planejamento, avaliações e relatório final do trabalho do professor, bem como da carga horária prevista na Matriz Curricular. Assim sendo, o diário de classe é um documento:
À unidade escolar compete organizar a escrituração escolar para atender, prontamente, às solicitações de informações e esclarecimentos. A organização da vida escolar é feita por meio de um conjunto de normas que visam garantir o acesso, à escolarização, a permanência e a progressão nos estudos, bem como a regularidade da vida escolar do aluno, englobando os seguintes documentos: