Questões de Concurso
Filtrar
5.749 Questões de concurso encontradas
Página 900 de 1.150
Questões por página:
Questões por página:
Os indicadores de qualidade são instrumentos para mensurar o desempenho de uma instituição. São recomendados aos gestores para utilizarem na identificação dos pontos que devem ser tratados versando pela melhoria das intervenções educativas almejando a qualidade. Na publicação “Indicadores da Qualidade na Educação” (2004, p.05) encontramos a definição da palavra “Indicadores”.
Leia abaixo, a definição da palavra “Indicadores”.
Indicadores são ______________ que revelam aspectos de determinada realidade e que podem _____________ algo. (...) A variação dos indicadores nos possibilita constatar ________ (...). Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões.
[“Indicadores da Qualidade na Educação”, publicação de 2004, na página 05. Disponível em: ce_indqua.pdf (mec.gov.br)]
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Leia abaixo, a definição da palavra “Indicadores”.
Indicadores são ______________ que revelam aspectos de determinada realidade e que podem _____________ algo. (...) A variação dos indicadores nos possibilita constatar ________ (...). Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões.
[“Indicadores da Qualidade na Educação”, publicação de 2004, na página 05. Disponível em: ce_indqua.pdf (mec.gov.br)]
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Qualidade é um conceito construído continuamente. Um conceito potente, assim, ao ser construído e reconstruído atende a necessidade de cada escola instituindo a autonomia de conduzir a escolha das metodologias à qualidade da educação. Sobre esta temática, analise as afirmativas abaixo.
I. A escola necessita ter um processo pedagógico compartilhado entre os professores para levar os estudantes à aprendizagem.
II. A escola necessita ter uma estratégia para envolver as famílias e permitir sua participação no projeto político pedagógico.
III. Existe um modelo único para a escola de qualidade.
IV. Não existe um modelo único para a escola de qualidade.
Estão corretas as afirmativas.
I. A escola necessita ter um processo pedagógico compartilhado entre os professores para levar os estudantes à aprendizagem.
II. A escola necessita ter uma estratégia para envolver as famílias e permitir sua participação no projeto político pedagógico.
III. Existe um modelo único para a escola de qualidade.
IV. Não existe um modelo único para a escola de qualidade.
Estão corretas as afirmativas.
Os Indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se em dimensões vantajosas para a qualidade educativa. O Programa Nacional da Escola Básica tem se baseado nessas dimensões. Algumas dimensões estão apresentadas abaixo. Assinale a alternativa incorreta a respeito dessas dimensões.
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Leia o texto 'Problemas com o ensino da evolução biológica' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto procura destacar que, nos Estados Unidos, o ensino da evolução biológica sofre a resistência de organizações criacionistas, principalmente nas regiões com altas proporções de protestantes evangélicos.
II. O texto leva o leitor a inferir que a resistência ao ensino da evolução biológica nos EUA gerou debates históricos, e também o desenvolvimento de um grande número de pesquisas sobre o ensino da evolução biológica.
III. O texto leva o leitor a entender que, embora o Brasil não apresente fortes tradições criacionistas, nos últimos anos, foram sugeridas propostas educacionais de caráter nãocientífico que, se adotadas, comprometem irremediavelmente a qualidade do ensino de ciências e biologia.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O texto procura destacar que, nos Estados Unidos, o ensino da evolução biológica sofre a resistência de organizações criacionistas, principalmente nas regiões com altas proporções de protestantes evangélicos.
II. O texto leva o leitor a inferir que a resistência ao ensino da evolução biológica nos EUA gerou debates históricos, e também o desenvolvimento de um grande número de pesquisas sobre o ensino da evolução biológica.
III. O texto leva o leitor a entender que, embora o Brasil não apresente fortes tradições criacionistas, nos últimos anos, foram sugeridas propostas educacionais de caráter nãocientífico que, se adotadas, comprometem irremediavelmente a qualidade do ensino de ciências e biologia.
Marque a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Visualizar Questão Comentada
Leia o texto 'Problemas com o ensino da evolução biológica' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto procura deixar claro para o leitor que as colocações dos professores, acessadas mediante questionários, apontaram problemas com o material didático e com o currículo escolar, além da falta de preparo dos alunos para a compreensão desse assunto, que são fatores que dificultam o ensino da evolução biológica nas escolas.
II. Após a análise do texto, é possível concluir que as concepções equivocadas, que simplificam a complexidade da natureza, são muito difundidas em várias partes do mundo, provavelmente porque elas parecem lógicas e fáceis de compreender, e essas concepções acabam por facilitar o ensino da evolução biológica nas escolas.
III. Após a análise do texto, é possível inferir que as concepções lamarckistas compreendem o entendimento de que a evolução biológica é difusa, análoga, e que ocorre em populações (não em indivíduos).
Marque a alternativa CORRETA:
I. O texto procura deixar claro para o leitor que as colocações dos professores, acessadas mediante questionários, apontaram problemas com o material didático e com o currículo escolar, além da falta de preparo dos alunos para a compreensão desse assunto, que são fatores que dificultam o ensino da evolução biológica nas escolas.
II. Após a análise do texto, é possível concluir que as concepções equivocadas, que simplificam a complexidade da natureza, são muito difundidas em várias partes do mundo, provavelmente porque elas parecem lógicas e fáceis de compreender, e essas concepções acabam por facilitar o ensino da evolução biológica nas escolas.
III. Após a análise do texto, é possível inferir que as concepções lamarckistas compreendem o entendimento de que a evolução biológica é difusa, análoga, e que ocorre em populações (não em indivíduos).
Marque a alternativa CORRETA: