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Durante o período de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, ficou evidente o quanto o fortalecimento do contato das famílias com a escola foi um fator determinante para a continuidade do trabalho pedagógico possível em cada realidade.
Para que esse fortalecimento aconteça, o professor deve
Segundo Dainez, Smolka e Souza (2022, p.2), “Após um longo período de ditadura cívico-militar (1964-1985), na luta por um Estado democrático, destaca-se a efetiva participação do movimento das pessoas com deficiência na elaboração e no lançamento da Constituição Cidadã de 1988 (BRASIL,1988). Na Constituinte, em meio a muitos embates, uma conquista importante foi a mudança do modelo assistencialista para o paradigma dos direitos humanos. Ou seja, de um modelo sedimentado em estratégias caritativas, que objetivavam suprir as necessidades, reiterando a dependência e a tutela, para uma perspectiva de política pública em que as pessoas com deficiência passassem a ser concebidas como sujeitos de direitos”.
(SIEMS-MARCONDES; CAIADO,2013).
As opções apresentam princípios para as políticas e as práticas de educação inclusiva atuais, à exceção de uma. Assinale-a.
A “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC) é um documento norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino de todo o Brasil e o Referencial Curricular Amapaense é o documento elaborado pelo estado que traduz as normas da BNCC para a realidade local. Considerando que as unidades escolares se diferenciam entre si, em necessidades e princípios específicos, e que a região em que cada escola se situa possui peculiaridades que devem ser contempladas em sua proposta, o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser um instrumento que reflete a proposta educacional da escola.
Para que isso se concretize, é imprescindível que o PPP seja elaborado
A avaliação mediadora e formativa tem como um dos princípios básicos a análise do desenvolvimento efetivo do aluno ao longo do processo de sua trajetória escolar, valorizando as possibilidades de avanço em seu processo de aprendizagem.
A opção que se relaciona corretamente à função desse tipo de avaliação é
Segundo Bourdieu e Passeron (1992), o “capital cultural incorporado’’ é fruto de um processo educativo, desenvolvido na família e na escola, em um trabalho de assimilação, conquistado à custa de muito investimento, tempo, dinheiro e desembaraço pelos grupos privilegiados de uma sociedade hierarquizada.
Assinale a opção que identifica um capital que não está descrito na abordagem teórica dos autores citados.