Filtrar


Questões por página:
Há várias tendências ou propostas didáticopedagógicas, com seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Libâneo classificou as tendências pedagógicas em dois grupos e o critério para essa classificação foi a posição que essas tendências adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Os dois grupos de tendências pedagógicas, segundo Libâneo, são:
Visualizar Questão Comentada
A garantia da indicação de dirigentes, a constituição de conselhos escolares e a formulação, aprovação e implementação do plano de gestão da escola constituem aspectos da:
O Brasil entendeu que era importante a construção de um sistema educacional inclusivo, quando concordou com a Declaração Mundial de Educação para Todos, em Jontien, e com os postulados da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, na Espanha. Este último documento é conhecido como:
Visualizar Questão Comentada
Em seu texto, SCARPA e SILVA (in CARVALHO, A org. Ensino de Ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning,2022) citam JORDE, para quem o ensino de Ciências por investigação deve envolver os alunos em certos tipos de atividades.
Em relação a essas atividades e suas características, avalie as afirmativas a seguir.
I. As atividades de aprendizagem devem ser baseadas em problemas autênticos. II. Devem ser feitas experimentações e atividades práticas, o que inclui a busca de informações. III. Devem ser atividades autorreguladas e envolver os alunos no exercício da comunicação e da argumentação.
Está correto o que se afirma em
O professor deve promover práticas pedagógicas diferenciadas, reflexivas, colaborativas e dialógicas que, necessariamente, utilizem TIC, para que as crianças e os jovens vivenciem situações de possíveis usos das TIC, sempre com base em seus hábitos, crenças e atitudes, de maneira que se apropriem delas nas mais variadas situações de vida na sociedade.
De acordo com a afirmativa, assinale a opção que indica o objeto de conhecimento ligado ao terceiro eixo do currículo de Tecnologia para Aprendizagem.