Filtrar


Questões por página:
As evoluções ocorridas no contexto social demandam desafios cada vez mais exigentes às instituições escolares para a formação dos alunos, o que consequentemente, repercute na formação básica, complementar ou continuada dos docentes, tornando-as mais complexas e requerentes de redefinições da profissionalidade docente, fundamentada no desenvolvimento das competências e na construção da identidade profissional.

Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c73 5bc84-d79f-4e7a-9ef3- 51415c94f684/CONSTITUI%C3%87%C3%8 3O%20DOCENTE%20FORMA%C3%87%C 3%83O, %20IDENTIDADE%20E%20PROFE SSORALIDADE.pdf. Acesso em: 3 abr.2024.


Na perspectiva das ideias do fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir:

I. A formação docente tem início no momento de ingresso na escola como aprendente e estende-se por toda a vida escolar.

II. A construção da identidade docente incorpora crenças, valores e saberes adquiridos em interação social.

III. Ser professor constitui-se pela articulação da formação, da construção da identidade e da profissionalização.

É CORRETO o que se afirma em:
As Metodologias Ativas no âmbito educacional referem-se às técnicas e abordagens de ensino que envolve o aluno no processo de aprendizagem através de estratégias didáticaspedagógicas inovadoras, criativas, colaborativas e estimuladoras; colocando o aluno na centralidade do processo como protagonista e coautores de seu conhecimento.

LASAKOSWITSCK, Ronaldo. Dez metodologias ativas de aprendizagem: ativa, inovativa, criativa e colaborativa [livro eletrônico]. São Paulo: Editora Dialética,2024


Acerca do tema apresentado sobre metodologias ativas e os diferentes tipos presentes no processo de ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:

I. Aprendizagem Baseada em problemas.
II. Aprendizagem em Equipe ou Aprendizagem por Times (TBL).
III. Aprendizagem Mecânica.
IV.Gamificação.
V. Word Café.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como documento norteador da organização do trabalho escolar, pode constituir-se como instrumento gerador de mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem ao tornar o instituído e o instituinte como elementos indissociáveis na perspectiva de uma gestão democrática. O que implica, em sua elaboração pautar-se pelos pressupostos norteadores filosófico/sociológico, epistemológico e didático/metodológico.

PASSOS, I. A. V.; RESENDE, L. M. G. (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. In: Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. Campinas: SP: Papirus,2013. (adaptado)


Na perspectiva do texto acima sobre os pressupostos norteadores do PPP, avalie as afirmações a seguir:

I. Pautada no pressuposto filosófico/sociológico, o PPP em sua construção deve considerar a educação como compromisso do poder público para com a população, com vistas à formação do cidadão participativo.

II. Em sua elaboração, com base no pressuposto epistemológico, o PPP deve levar em consideração que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, portanto deve pautar-se, sobretudo, na socialização e na democratização do saber.

III. Pautado no pressuposto didático/metodológico, o PPP em sua estruturação e sistematização do processo de ensino e aprendizagem precisa favorecer o aluno na elaboração crítica dos conteúdos por meio de técnicas de ensino e pesquisa que valorizem as relações solidarias e democráticas.

É CORRETO o que se afirma em:
As abordagens pedagógicas, também denominadas de tendências pedagógicas para a aprendizagem constituem-se em teorias que se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico: as pedagogias liberais e as pedagogias progressistas, as quais subdividem em outras pedagogias com diferentes enfoques, que norteiam e influenciam as práticas docentes. Foram constituídas no âmago dos movimentos sociopolíticos e culturais de cada contexto social brasileiro, as quais abordam visões de mundo e concepções a respeito do ser humano, da sociedade, do conhecimento e da própria finalidade da educação.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos.28 ed. São Paulo: Loyola,2014.


Considerando o texto acima sobre as abordagens/tendências pedagógicas e os pressupostos de aprendizagem, avalie as afirmativas a seguir:

I. As abordagens nos pressupostos das pedagogias liberais sustentam a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II. As abordagens progressistas parte da análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

III. Na abordagem liberal tradicional os conteúdos de ensino são denominados "temas geradores", que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.

IV.Na abordagem libertária o professor é um orientador e um catalisador, ele se mistura no grupo para uma reflexão em comum.

V. Na perspectiva da abordagem crítico social dos conteúdos o aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor; assim, pode ampliar sua própria experiência.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
Amparada no paradigma da inclusão social, a educação escolar tem um objetivo primordial que é promover a construção de uma sociedade mais justa e plural onde a convivência com as diferenças deve ser valorizada e estimulada desde a infância. O que implica, as diversidades de gênero, sociais, étnicas, intelectuais, físicas, sensoriais e culturais.

FRANKLIN, Aldo. Educação Inclusiva: estratégias para atender às necessidades de todos os alunos. AC Book.1.ed. Clube dos Leitores,2023. (adaptado)


A partir do tema abordado e quanto aos conceitos e princípios da educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.


I. No cerne da educação inclusiva está o princípio da equidade.

II. Está fundamentada no respeito à dignidade.

III. Implica no reconhecimento de que cada aluno tem ritmos e estilos de aprendizagem distintos, e que as práticas pedagógicas devem ser adaptadas para atender suas diversidades de necessidades e interesses.

É CORRETO o que se afirma em: