Filtrar


Questões por página:
A administração lida com organizações em geral e com empresas em particular. Organizações e empresas precisam ser administradas para serem bem-sucedidas, e a administração constitui a maneira pela qual se utilizam os diversos recursos organizacionais – humanos, materiais, financeiros, informação e tecnologia – para atingir elevado desempenho por meio das competências disponíveis e alcançar os objetivos desejados. No entanto, apesar do velho enfoque da maioria dos autores, a administração nos novos tempos é muito mais do que simplesmente planejar, organizar, dirigir e controlar. Ela envolve um complexo de decisões e ações aplicado a uma variedade incrível de situações em uma ampla variedade de organizações. Dada a sua complexidade, uma conceituação mais abrangente da administração deve levar em conta os aspectos a seguir relacionados, exceto:
Os formulários em uma organização são de grande importância para o desenvolvimento do planejamento, execução e controle de suas atividades. Na sequência de sua elaboração, a fase em que são coletados os dados e que permite o estudo de sua finalidade é conhecida como:
O ambiente geral, por ser vasto e comum a todas organizações, é constituído por muitas variáveis. Dentre essas variáveis, as que decorrem da taxa de crescimento populacional e distribuição geográfica são conhecidas como:
Na evolução do pensamento administrativo, muitas foram as influências, como as dos economistas, dos filósofos, dos empreendedores, da Igreja Católica, da organização militar e da revolução industrial, entre outras. O princípio da especialização e o da divisão do trabalho, destacados no livro "A Riqueza das Nações" e adotados pela administração clássica, foram postulados pelo seguinte economista:
Na década de 1980, a visão econômica liberal clássica, segundo a qual apenas os interesses dos proprietários de uma organização devem ser determinantes para a definição da estratégia de uma empresa, foi questionada por uma nova perspectiva teórica que propunha que todos os atores que influenciam ou são influenciados pelas ações de determinada empresa deveriam ser considerados, tais como os empregados, clientes, governos e sociedade. Trata-se de teoria: