Questões de Concurso
Filtrar
115 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 23
Questões por página:
Questões por página:
“Os jornalistas, como todas as pessoas, avaliam o valor da notícia que pensam haver nos eventos. Que tipos de eventos as pessoas julgam ter maior valor de notícia? Há muitas listas sobre atributos de notícias, mas geralmente elas incluem alguns ou todos os seguintes fatores: timing; proximidade; importância; impacto ou consequência; interesse; conflito ou controvérsia; sensacionalismo; proeminência; e novidade, estranheza ou raridade” (SHOEMAKER, Pamela J. e VOS, Tim P. Teoria do Gatekeeping: seleção e construção da notícia. Pg.42).
Com relação aos critérios de noticiabilidade definidos pela linha editorial de uma empresa jornalística brasileira, localizada na região Nordeste, a chamada (fictícia) que conjuga os fatores importância e proximidade é a seguinte:
Com relação aos critérios de noticiabilidade definidos pela linha editorial de uma empresa jornalística brasileira, localizada na região Nordeste, a chamada (fictícia) que conjuga os fatores importância e proximidade é a seguinte:
Um grupo de alunos do primeiro período da grade curricular do curso de jornalismo elegeu como tema de trabalho o “Papel social da comunicação”.
Para apresentar o resultado da pesquisa para o restante da turma, elaboraram um cartaz com três considerações a respeito do tema. São elas:
I. O jornalista apura demandas de parcelas da sociedade e media o contato com o poder público.
II. A influência que os meios de comunicações exercem na sociedade deve ser balizada por parâmetros éticos.
III. A imprensa deve garantir a expressão de opiniões do público a respeito de temas de interesse comum.
Está correto o que se afirma em:
Para apresentar o resultado da pesquisa para o restante da turma, elaboraram um cartaz com três considerações a respeito do tema. São elas:
I. O jornalista apura demandas de parcelas da sociedade e media o contato com o poder público.
II. A influência que os meios de comunicações exercem na sociedade deve ser balizada por parâmetros éticos.
III. A imprensa deve garantir a expressão de opiniões do público a respeito de temas de interesse comum.
Está correto o que se afirma em:
Disciplina:
Jornalismo
O conceito de indústria cultural, apresentado por Adorno e Horkheimer, propõe que o receptor consome os produtos da cultura de massa de modo
Disciplina:
Jornalismo
Com relação à opinião pública, Elisabeth Noelle-Neuman sustenta alguns pressupostos:
1. A sociedade ameaça com o isolamento os indivíduos com opiniões diferentes da maioria;
2. Os indivíduos, por temerem esse isolamento, tendem a avaliar continuamente o clima de opinião;
3. Os resultados dessa avaliação influenciam a expressão pública das opiniões, que quando divergentes da maioria, tendem a ser ocultadas.
Essas observações permitiram que a autora elaborasse a
1. A sociedade ameaça com o isolamento os indivíduos com opiniões diferentes da maioria;
2. Os indivíduos, por temerem esse isolamento, tendem a avaliar continuamente o clima de opinião;
3. Os resultados dessa avaliação influenciam a expressão pública das opiniões, que quando divergentes da maioria, tendem a ser ocultadas.
Essas observações permitiram que a autora elaborasse a
Disciplina:
Jornalismo
Leia o trecho a seguir
A Cultura das Mídias tem como característica permitir "a escolha e o consumo mais personalizado e ______das mensagens, em oposição ao consumo massivo (...). Por isso mesmo, foi a multiplicação das mídias e dos processos de recepção que elas engendram que prepararam o usuário para a chegada dos meios ________, cuja marca principal está na busca dispersa, alinear, fragmentada, mas certamente uma busca individualizada da mensagem e da informação. Portanto a cultura das mídias constitui-se em um período de passagem, de transição entre a cultura _____ e a mais recente _____ ". (SANTAELLA,2007:125)
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima
A Cultura das Mídias tem como característica permitir "a escolha e o consumo mais personalizado e ______das mensagens, em oposição ao consumo massivo (...). Por isso mesmo, foi a multiplicação das mídias e dos processos de recepção que elas engendram que prepararam o usuário para a chegada dos meios ________, cuja marca principal está na busca dispersa, alinear, fragmentada, mas certamente uma busca individualizada da mensagem e da informação. Portanto a cultura das mídias constitui-se em um período de passagem, de transição entre a cultura _____ e a mais recente _____ ". (SANTAELLA,2007:125)
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima