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Um dos teóricos que trouxe uma contribuição importante para as pesquisas sobre o impacto das mídias digitais nas práticas sociais e na construção da realidade foi Pierre Lévy (2003). Segundo esse autor, o virtual é parte integrante do real, não se opõe a ele.

Martino,2010.


A afirmativa de Levy pode ser explicada pela seguinte alternativa:

Recentemente, quando das manifestações de junho e julho de 2013 no Brasil, além das redes de comunicação independentes que se formaram graças aos celulares conectados na internet, um veículo de mídia alternativa, a Mídia Ninja, ganhou destaque por sua atuação durante as passeatas de protesto e reivindicações.

PERUZZO, Cecília. Matrizes. jul./dez.2013.


Considerando esse fragmento de texto, avalie as afirmações a seguir, sobre o Mídia Ninja.


I. Conquistou credibilidade junto ao público porque transmitia imagens e sons ao vivo dos acontecimentos, o que por vezes confrontou a versão da mídia tradicional.

II. Serviu de fonte para a mídia tradicional.

III. Atuou na cobertura das manifestações de 2013, seguindo a lógica e as ferramentas das mídias alternativas tradicionais.

IV. O smartphone foi um suporte importante na sua cobertura, o que aponta para uma redefinição das práticas das mídias alternativas.


Então, a sequência CORRETA, lida de cima para baixo, é a seguinte:

A razão que levara o jovem Nelson Rodrigues, com apenas 17 anos, a querer ser repórter de polícia, ainda que seja explicada em suas palavras pela emoção passional que passaria a ter ao apurar as chamadas notícias de sensação, indica também a importância que esse tipo de noticiário ganha na maioria dos jornais diários do Rio de Janeiro a partir do início dos anos de 1920.

BARBOSA, Marialva,2007. (adaptado)


Considerando esse fragmento do texto sobre sensacionalismo, avalie as afirmações a seguir.


I. As imagens potencializam as narrativas sensacionalistas.

II. A fantasia domina as narrativas sensacionalistas, sem dar espaço à verossimilhança.

III. Os elementos passionais podem ser ocultados nesse tipo de narrativa.

IV. As narrativas sensacionalistas inserem o público em ambientes estranhos, remontam à realidade como um conto folhetinesco.


Então, assinale a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS.

O advento da internet implicou uma redefinição das práticas jornalísticas. A multiplicidade de canais disponíveis para divulgação de notícias na web e o desenvolvimento dos modelos colaborativos, apontam para um jornalista que não somente seleciona as notícias a serem veiculadas, mas também agrega à sua produção e distribuição de conteúdo, a contribuição dos usuários dos meios digitais.


Essa prática é problematizada pela teoria do

Em relação às afirmativas a seguir, identifique as verdadeiras e as falsas.


( ) O consumo é um espaço de interação, no qual produtores e emissores não só devem seduzir os destinatários, mas também justificar-se racionalmente.

( ) Canclini admite o entendimento do consumo como lugar de diferenciação e distinção entre classes e grupos, mediante as contribuições de Bourdieu, Arjun Appadurai e Stuart Ewen. Essa linha de pensamento compreende o consumo como mecanismo de distinção simbólica.

( ) A globalização, para Milton Santos, é apresentada como fábula, como perversidade e como possibilidade por uma outra globalização. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula, o segundo seria o mundo tal como ele é, e o terceiro, um mundo como ele pode ser.

( ) O contexto de comunicação comunitária foi criado a partir das mídias hegemônicas das décadas 70 e 80, que saíam em defesa dos movimentos sociais de minoria.

( ) As plataformas comunicacionais pós-internet se tornam ferramentas potencias para participação política de pessoas que até então não tinham voz.


Então, a ordem CORRETA, lida de cima para baixo, está contemplada em