Filtrar


Questões por página:
Dorotthy E. Johnson desenvolveu o “Modelo de Sistema Comportamental” que toma por base a perspectiva filosófica, influenciando a prática da enfermagem, sendo pioneira na ideia da enfermagem como ciência e arte. Apesar da teoria de Johnson se adaptar bem ao processo de enfermagem, o seu modelo não é plenamente empregado. Identifique abaixo o motivo pelo qual o modelo teórico de Johnson não é empregado de forma plena:
O processo de enfermagem, de natureza interpessoal, toma por base a relação paciente e enfermeiro(a) e é composto por várias etapas que se relacionam, sendo a essência da prática da enfermagem. O emprego dos conhecimentos sobre as várias teorias de enfermagem é centralizado e ocorre
Florence Nightigale nunca apresentou o seu trabalho (“Notes on Nursing de Nightingale”, 1859/1992) como uma teoria de enfermagem. Entretanto, esse material foi a base da prática da enfermagem por 100 anos e ainda são usadas muitas das suas indicações até hoje. Mas foi a partir de 1970 que começam a ser apresentadas as primeiras teorias de enfermagem depois de Florence. Dentre essas teorias, destaca-se:
As teorias de enfermagem indicam como ver fatos e eventos para, assim, direcionar o planejamento e a determinação das intervenções de enfermagem. A teoria de enfermagem e sua proponente são, respectivamente,
“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.” O juramento da Florence Nightingale, descrito acima, representa o sentido de cuidado da Enfermagem. Sobre a origem da Enfermagem, podemos afirmar que: