Filtrar


Questões por página:

Correlacione as colunas, numerando os parênteses, considerando as terminologias técnicas e a sua definição.


(I) Ataxia

(II) Afasia

(III) Fotofobia

(IV) Anisocoria

(V) Disfagia


( ) Disfunção neurológica relativa à elaboração e compreensão da linguagem.

( ) Assimetria pupilar.

( ) Incapacidade para coordenar os movimentos musculares.

( ) Dificuldade de deglutição.

( ) Incapacidade de tolerar a luz.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

“A ciência da enfermagem compreende o estudo das necessidades humanas básicas, dos fatores que alteram sua manifestação e atendimento, na assistência a ser prestada.” A qual das seguintes teóricas da enfermagem é possível atribuir a frase citada?
mostrar texto associado
A necessidade de se desenvolver um corpo específico e organizado de conhecimentos sobre a profissão e a preocupação com o significado da enfermagem e com seu papel social foi precursora do desenvolvimento das teorias de enfermagem.
Sobre as teorias de enfermagem, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Correlacione as colunas:
a) Dispneia b) Apneia c) Taquipneia d) Hipoventilação e) Bradipneia f) Hiperpnéia g) Respiração Cheyne-Stokes h) Hiperventilação i) Biot j) Kussmaul

( ) ausência de respiração; pode ser periódica, de modo que ocorrem respirações com períodos de apneia que duram (10 segundos ou mais)
( ) aumento da frequência e da profundidade; respiração difícil e semelhante à respiração arrame; tem relação com insuficiência renal e acidose metabólica.
( ) ciclo de ventilação com aumento da frequência e da profundidade até um determinado ponto, depois diminuição da frequência c da profundidade, seguido de um período de apneia (20 segundos ou mais), O ciclo da respiração dura aproximadamente 30 a 40 segundos antes de cada episódio de apnéia; tem relação com aumento da pressão intracraniana, insuficiência cardíaca congestiva, doença renal, meningite, e excesso de drogas.
( ) diminuição da frequência da respiração abaixo da frequência normal para o grupo etário.
( ) aumento da frequência e da profundidade das respirações.
( ) respiração difícil ou penosa pode acompanhar-se de outros sinais de dificuldade respiratória, por exemplo, batimento de asas nasais, retrações da pele em torno das costelas e acima e abaixo do esterno, respiração ruidosa, e aumento da frequência da respiração.
( ) aumento da profundidade da respiração, com frequência normal
( ) semelhante à respiração de Cheyne-Stokes, por causa dos períodos de apneia intermitentes; os episódios de respiração têm a mesma profundidade; tem relação com problemas do sistema nervoso central.
( ) diminuição da frequência e da profundidade das respirações.
( ) aumento da frequência da respiração acima da frequência normal para o grupo etário.

“Teoria da enfermagem que demonstrou que a enfermidade do indivíduo e/ou sua não reabilitação pode estar relacionada com o ambiente em que ele está inserido, no qual, consideravelmente, por muitas vezes, possa estar insalubre.” As informações correspondem à Teoria de: