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João é um estudante de psicologia que está aprendendo sobre a teoria dos construtos pessoais de George Kelly. Ele entende que essa teoria propõe que as pessoas criam modelos mentais da realidade para prever os eventos e que esses modelos são formados por construtos pessoais; as categorias descritivas que usamos para conceituar eventos. Além disso, ele também sabe que os construtos pessoais são dicotômicos e bipolares, ou seja, que entendemos a personalidade e a experiência humana em geral a partir de adjetivos com polos opostos. No entanto, João tem dúvidas sobre como os construtos pessoais se relacionam com o comportamento e a personalidade das pessoas. Ele decide pesquisar mais sobre o assunto e encontra um texto que explica os onze corolários da teoria de Kelly, que são princípios que derivam do postulado fundamental de que todos os processos psicológicos de um indivíduo dependem da forma como ele antecipa os eventos. Com base nesse texto, o corolário capaz de explicar que as pessoas podem mudar os seus construtos pessoais, quando eles se mostram ineficazes para prever os eventos, é:
____________________ agrega para a psicoterapia uma diferente perspectiva do homem e, consequentemente, uma forma diversa de encarar a pessoa que pede ajuda e a relação terapeuta/cliente, contrastando com a ideia que reduz o homem a uma existência fatalmente determinada por fatores que, sejam externos ou internos, o condicionam, o autor percebe o ser humano como inerentemente dotado de liberdade e de poder de escolha. A _______________________ não é teoria, linha e nem movimento, é uma abordagem que consiste em uma perspectiva de vida, de modo geral, positiva; de uma intenção de ser eficaz nos próprios objetivos; de um respeito pelo indivíduo e por sua autonomia e dignidade; de uma flexibilidade de pensamento e ação, não tolhida por teorias ou práticas anteriores, nem mesmo pela experiência, aberta a novas descobertas; de uma tolerância quanto às incertezas ou ambiguidades; de senso de humor, humildade e curiosidade.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços:
O psicanalista austríaco, defendeu, em sua fértil carreira, a importância das relações precoces de objeto e indicou as graves consequências psicopatológicas das longas separações entre mãe e bebê no primeiro ano de vida. Fiel às postulações freudianas, O autor desenvolve, no entanto, um caminho próprio de investigação, aliando o sólido conhecimento metapsicológico e da clínica psicanalítica a modelos de observação direta, fotografias e estudos experimentais do comportamento de crianças em seu primeiro ano de vida. Suas proposições sobre a gênese do eu revelam uma conexão original entre uma complexa teoria do desenvolvimento biopsicológica e a teoria pulsional freudiana, articuladas a uma teoria das relações de objeto. O psicanalista citado é:
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.

Acerca das Teorias da Personalidade, é INCORRETO afirmar que: