Filtrar


Questões por página:
Na visão histórico-cultural, a escola é concebida como espaço de relações sociais e humanas, por isso traz em si uma dimensão política e transformadora. Tal dimensão é manifestada quando
mostrar texto associado
Considerando que as teorias da aprendizagem e suas variadas correntes apresentam uma compreensão de mundo e do indivíduo que cumprem papéis e posicionamentos diferentes em relação ao aprender, julgue os itens subsequentes à luz das informações apresentadas no texto 38A1.

I No texto em questão, a prática sugerida aos docentes está centrada na criança e em uma análise comportamental, orientada pela abordagem do behaviorismo.
II A reportagem do texto em apreço evidencia os processos imaginativos e as interações sociais como aspectos relevantes para as aprendizagens das crianças.
III No texto considerado, a foto das crianças em destaque mostra o quanto as aprendizagens infantis são inatas.

Assinale a opção correta.
mostrar texto associado
Tendo em vista que as informações contidas no texto 38A1 (texto e figura) remetem a uma concepção de aprendizagem articulada a uma proposta de prática pedagógica com crianças, assinale a opção correta.
[....] é pertinente ressaltar que a ludicidade tem papel importante no desenvolvimento cognitivo e social das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com Piaget (1962), é nessa fase que a criança desenvolve com a mais intensidade a imaginação e criatividade. As atividades lúdicas e jogos nos anos iniciais do ensino fundamental, quando bem planejadas, despertam


Imagem associada para resolução da questão


Estão CORRETOS apenas
“É possível identificar que dentre as principais perspectivas teóricas da psicologia do desenvolvimento, a concepção sóciohistórica do desenvolvimento humano apresenta contributos de relevância para ampliar as discussões sobre os processos da leitura e escrita na educação infantil. No que tange aos processos de aprendizagem e desenvolvimento, essa concepção aponta a diferença entre eles, devendo ser entendidos como indissociáveis, e estudados enquanto processos em contínua transformação.”

Texto retirado de SILVA, A. M. F S; ATAIDE, C. A.; MENDONÇA, A. C. S. Leitura e Escrita na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas.In.: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VII CONEDU,2021.p.6. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74060.

A concepção teórica em comento foi proposta por