Filtrar


Questões por página:
“Nessa fase de desenvolvimento na educação infantil é esperado que a criança: ande sem apoio; suba e desça escadas; fale algumas palavras; faça gesto de não com a cabeça; faça rabiscos; recuse alimentos; brinque com outras crianças; mastigue bem alimentos sólidos; pegue colher e copo; e tenha um sono tranquilo”.

A fase a que se refere o texto é:


Assinale a alternativa CORRETA:
Durante o desenvolvimento na educação infantil, a criança passa por vários marcos. As principais áreas que denotam um desenvolvimento neuropsicomotor saudável. São elas:

I. Coordenação motora grossa.
II. Coordenação motora fina.
III. Linguagem.
IV. Desenvolvimento cognitivo, social, emocional e comportamental.


Estão CORRETOS:
Sobre a influência da Educação Infantil e a capacidade de poder influenciar na fase adulta, analise os itens a seguir:


I. É nesta fase que começa a construção das quatro áreas do desenvolvimento de uma criança – a física, a cognitiva, a emocional e a social – que são os esteios da formação do caráter, da identidade, do desenvolvimento físico e psicológico.


II. A Educação Infantil é uma das fases mais importantes na vida da criança. Alguns pais não dão o devido valor que esse momento merece e, muitas vezes por falta de conhecimento, acabam negligenciando esse período fundamental para a formação dos pequenos, que tem total impacto na fase adulta.


III. É nessa etapa que as crianças começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento.


IV. A Educação Infantil, além de funcionar como uma base para as demais etapas da educação formal e o seu correto aproveitamento, permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.


Estão CORRETOS:
Leia os itens abaixo e estabeleça a relação do tema e o respectivo conceito.

TEMA
1. Língua
2. Aprendizagem
3. Primeira Infância
4. Aprendizado
5. Desenvolvimento
6. Linguagem


CONCEITO

( ) É o processo de construção, aquisição e apropriação de conhecimento. Prática do exercício de aprender.

( ) É o conteúdo a ser aprendido.

( ) O período que vai desde o nascimento até os 6 anos de idade.

( ) É a construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas.

( )É o mecanismo que utilizamos para transmitir nossos conceitos, ideias e sentimentos. Representado por qualquer conjunto de signos ou sinais.

( ) É um código verbal característico, ou seja, um conjunto de palavras e combinações específicas compartilhado por um determinado grupo.


Assinale a sequência CORRETA:
Sobre o desenvolvimento e aprendizagem infantil, analise os itens a seguir:


I. Os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil ocorrem continuamente nas relações que a criança estabelece desde seu nascimento, iniciando com seus pais e, depois, com cuidadores e professores, profissionais de saúde, outras crianças e indivíduos da comunidade na qual está crescendo.

II. As crianças experienciam e aprendem no mundo através dos relacionamentos socioafetivos, e estes, por sua vez, influenciam todos os aspectos do desenvolvimento infantil. Além disso, ela também se beneficia de suas próprias ações em relação às pessoas com que convive e aos objetos que utiliza em seu cotidiano e nas brincadeiras.

III. O estímulo ao desenvolvimento neurológico é necessário, cabendo ao cuidador oferecer atenção, reagir às iniciativas de interação infantil, servindo de referência para a criança.

IV. Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.

V. Relações com empobrecimento afetivo e negligência funcionam como fatores de risco para distúrbios psicossociais no futuro.


Estão CORRETAS: