Filtrar


Questões por página:
Em termos de desenvolvimento humano, passa-se da inteligência neuromotora, na qual predominam os movimentos indiferenciados, à inteligência sensório-motora, na qual os movimentos são cada vez mais diferenciados e pensados, refletindo a conquista antropogenética da postura bípede (macromotricidade). Esta é uma aquisição vital do desenvolvimento humano, e é a partir desta autonomia postural que vão surgir todas as formas de movimento inibitórios que, em si próprios, constituirão o aparecimento e à edificação de atos mentais que vão dar origem ao surgimento da linguagem verbal ou falada, Assim, podemos classificar a inteligência sensório-metora em:
Considerando-se a neurociência da educação, sobre a aprendizagem, assinalar a alternativa CORRETA.
Questão Anulada

Conforme afirma BRACKMANN (2017, p.50) muitos tópicos importantes da Computação podem ser ensinados sem o uso de computadores.

................................................ introduz conceitos de hardware e software que impulsionam as tecnologias cotidianas a pessoas não técnicas. Em vez de participar de uma aula expositiva, as atividades desplugadas ocorrem frequentemente através da aprendizagem cinestésica (ex.: movimentar-se, usar cartões, recortar, dobrar, colar, desenhar, pintar, resolver enigmas) e os estudantes trabalham entre si para aprender conceitos da Computação. Trabalhar com objetos tangíveis do mundo real é um princípio central do construcionismo de Papert (Papert e Harel,1991) (que se baseia no construtivismo). Assim, os princípios construtivistas sustentam as estratégias de usar abordagens mais cinestésicas e ativas no ensino da Computação em sala de aula.

 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Consta no artigo de Elaine Rabello José Silveira Passos, intitulado Vygotsky e o desenvolvimento humano, que:
Vygotsky et al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.
Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também:
O desenvolvimento do pensamento lógico-matemático em crianças é um processo gradativo que depende da interação com o meio e de experiências concretas. Segundo Jean Piaget, em que fase do desenvolvimento a criança começa a demonstrar a capacidade de realizar operações mentais lógicas sobre objetos e situações concretas?