Filtrar


Questões por página:
Especialistas intensificam a importância da motricidade para o desenvolvimento infantil e determinadas aprendizagens condicionadas a ela. Bassedas (1998) explicita as relações entre motricidade, aprendizagem e desenvolvimento infantil, e afirma que: “No decorrer dos primeiros seis anos de vida, há algumas mudanças muito grandes em relação a tudo que se refere à capacidade de movimento dos seres humanos”. Essa informação ressalta a importância de duas situações de responsabilidades dos educadores infantis em sua prática:

Para Bassedas (1999) a atual visão da psicologia construtivista e socioconstrutivista, ao considerar o desenvolvimento e a aprendizagem relacionados com a maturação, na etapa de zero a seis anos leva à seguinte conclusão: “é preciso entender que as situações de aprendizagem que planejamos servem para que a criança possa amadurecer.”

sso muda o que se acreditava, no meio educacional, e tem, segundo essa autora, “implicações educativas”, tais como:

Para Contreras (2002), a autonomia, no contexto da prática de ensino, deve ser entendida como um processo de construção permanente no qual devem se conjugar, equilibrar-se e fazer sentido muitos elementos. A autonomia no ensino
Para De La Taille (1992), é interessante notar uma peculiaridade da teoria de Piaget no que se refere às influências da interação social no desenvolvimento cognitivo. A alternativa assinalada como determinante por Piaget é aquela que opõe a coação à cooperação, o que significa que pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva
No decorrer do processo educativo, avaliações pedagógicas dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais devem identificar barreiras que estejam dificultando ou impedindo o processo educativo em suas múltiplas dimensões. A realização desse tipo de avaliação, que enfatiza o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, bem como a melhoria da instituição escolar, precisa estar condicionada à: