Filtrar


Questões por página:
São comportamentos característicos de educandos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), exceto

“Um grupo de professores e cuidadores organizou um projeto de brincadeiras inclusivas para todos os estudantes do Ensino Fundamental I participarem em conjunto: Vôlei Sentado e Pique Sensorial. A modalidade do vôlei foi flexibilizada com o uso de uma bola diferente e a criação de novas regras. Foi observada a necessidade de repetir o jogo mais vezes para que dois alunos com Transtorno do Espectro Autista se acostumassem com a participação. O jogo do pique sensorial começava com todos vendados, um jogador “pegador” deveria encontrar os demais, orientando-se pelo barulho produzido pelos guizos, distribuídos para os estudantes em forma de pulseira. A brincadeira fez com que todos experimentassem a sensação de, sem a visão, usar outros sentidos pouco requeridos em atividades motoras”.

Adaptado com base na experiência disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vRRaTFpE57g&t=6s


Com base no relato, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um objetivo do projeto.

As mudanças culturais produzidas na modernidade produzem e enfatizam diariamente as dificuldades de um grupo social. Para incorporar instrumentos culturais, a criança precisa da relação com o outro, criando assim um vínculo para que haja um espaço ideal de aprendizagem. Qual o primeiro grupo social do qual a criança faz parte e que é o seu primeiro meio de socialização?
O professor Argentino Jorge Visca é um dos maiores contribuintes da difusão psicopedagógica no Brasil. No Brasil, o início da história da Psicopedagogia, teve uma trajetória significativa tendo inicialmente um caráter médico-pedagógico dos quais faziam parte da equipe do Centro Psicopedagógico:
A psicopedagogia teve a chegada ao Brasil em 1970, através da influência da Argentina, onde foram criados cursos com enfoque psicopedagógico. Sobre o percurso histórico da psicopedagogia, é correto afirmar que: