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Concurso:
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Disciplina:
Pedagogia
Bossa cita que “A escola que deveria formar jovens capazes de analisar criticamente a realidade, a fim de perceber como agir no sentido de transformá-la e, ao mesmo tempo, preservar as conquistas sociais, contribui para perpetuar injustiças sociais que sempre fizeram parte da história do povo brasileiro. É curioso observar o modo como os educadores, sentindo-se oprimidos pelo sistema, acabam por reproduzir essa opressão na relação com os alunos”.
(BOSSA, Nádia. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas,2002).
As considerações de Bossa levam as análises sobre os fatores que configuram a (o):
(BOSSA, Nádia. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas,2002).
As considerações de Bossa levam as análises sobre os fatores que configuram a (o):
Concurso:
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Disciplina:
Pedagogia
Patto (1999) traz em sua obra o conceito de fracasso escolar como produzido pelo dia a dia da rotina escolar, há diversos estereótipos e preconceitos que rodeiam as camadas mais pobres e que não partem apenas da instituição, mas também dos profissionais e da sociedade, que envoltos na teoria da carência cultural, não compreendem as particularidades culturais de seus alunos.
(PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: historias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz,1999).
Observe as afirmativas:
I - o fracasso escolar é associado às deficiências individuais de cada aluno, sejam elas físicas, que dizem respeito a inúmeras questões particulares de seu organismo e que de alguma maneira refletem em sua aprendizagem;
II - o fracasso escolar pode ser tratado como se fosse problemas isoláveis;
III - as razões para o fracasso escolar são poucas e estão isoladas umas das outras;
IV - as dificuldades percebidas nos processos de escolarização não podem ser compreendidas de modo descolado das práticas e processos escolares que dificultam a aprendizagem.
Agora, assinale a opção correta:
(PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: historias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz,1999).
Observe as afirmativas:
I - o fracasso escolar é associado às deficiências individuais de cada aluno, sejam elas físicas, que dizem respeito a inúmeras questões particulares de seu organismo e que de alguma maneira refletem em sua aprendizagem;
II - o fracasso escolar pode ser tratado como se fosse problemas isoláveis;
III - as razões para o fracasso escolar são poucas e estão isoladas umas das outras;
IV - as dificuldades percebidas nos processos de escolarização não podem ser compreendidas de modo descolado das práticas e processos escolares que dificultam a aprendizagem.
Agora, assinale a opção correta:
Concurso:
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Disciplina:
Pedagogia
Durante vários séculos, o foco dos métodos tradicionais de educação era o ensino, a partir da percepção do professor como uma figura de poder sobre o aluno. A partir do século XVIII, com a eclosão das revoluções liberais na Europa e a independência dos Estados Unidos, as escolas pedagógicas passaram a ver com olhos críticos as limitações dessa abordagem de ensino-aprendizagem. Dentro de um contexto histórico de reconhecimento social, como o estudante passa a ser visto?
Disciplina:
Pedagogia
A interação entre os alunos, os conteúdos de aprendizagem e o professor dá origem ao conhecimento. Para os construtivistas, o processo de construção do conhecimento inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o objeto. A origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos complementares e, por vezes, simultâneos.
Esses processos são denominados de
Esses processos são denominados de
Concurso:
Prefeitura de Cândido de Abreu
Disciplina:
Pedagogia
As concepções de aprendizagem subsidiam as práticas pedagógicas. A concepção que assume todo um conjunto de postulados em torno da consideração do ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na resolução de tarefas, na utilização de conceitos, nas práticas de determinadas atitudes e em numerosas questões, denomina-se: