Filtrar


Questões por página:
A segunda diretriz diz respeito à construção de um pensamento que passa, progressivamente, do simples ao complexo, substituindo um pensamento, que isola e separa, por um pensamento que distingue e une, como afiança Morin (1999). Essa forma de entender o ato de aprender e produzir conhecimentos, desenvolvendo o pensamento complexo do educando e dos educadores, é assim esclarecido: “apreender o significado de um objeto ou de um acontecimento é vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos” Marque a alternativa que complementa melhor o pensamento do autor.
O conceito de número é elaborado pela criança por meio de um processo longo e contínuo, evoluindo do nível perceptivo ao nível conceitual. Diferentes teóricos explicam essas etapas de desenvolvimento, sendo um deles Jean Piaget. Para Piaget a criança só constrói completamente a noção de número quando desenvolve e adquire as noções de:
Dominar as teorias da aprendizagem é uma competência que o professor desenvolve nos _________________ da aprendizagem da criança. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.
O professor compreende os conceitos centrais do processo de aprendizagem e sabe até que ponto como o desenvolvimento físico, psicológico, ambiental, social e cultural podem interferir no aprendizado e bem-estar dos alunos. Dessa forma, desenvolve a competência de dominar as teorias da__________________________. Escolha a alternativa que complete a lacuna de maneira fidedigna ao proposto no enunciado.

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue.

Para o behaviorismo, aprendizagem é compreendida como mudança nos esquemas mentais do indivíduo resultante de novas experiências, que, por sua vez, resultam em mudanças de comportamento.