Filtrar


Questões por página:
Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões – aprendizagem e desenvolvimento – apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:


Os processos categorizados pela Taxonomia dos Objetivos de Bloom, além de representarem resultados de aprendizagem esperados, são


Considerando que a professora retratada na charge aplicasse uma pedagogia construtivista, ela avaliaria a situação como

O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica.


A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica

As teorias da aprendizagem estão relacionadas a visões filosóficas distintas da educação e da forma pela qual se vê e se percebe o ser humano, em sua psique, sua mente e em seu próprio ser. Paulo acaba de ser nomeado para o cargo de design instrucional e em seguida solicitaram-lhe um projeto de curso ancorado na teoria humanista. Para estar adequado, o projeto de Paulo deve: