Filtrar


Questões por página:
Ao tratar da didática do ensino de artes, Mirian Martins (1998) afirma que cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o representa à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário. Assinale a alternativa que contém os momentos que estruturam a abordagem triangular, conforme apresentada na obra Didática do ensino de arte de Mirian Martins (1998).
O ensino das artes na Educação infantil, baseado nas diretrizes da educação básica, possui como objetivo principal:
Sobre os fundamentos da arte-educação, existe um recorte temporal sobre conceitos de métodos de leitura de imagens evidenciados na década de 1970 nos Estados Unidos. O Educador mais conhecido neste processo foi Edmund Burke Feldman que encorajava a análise por um método comparativo apontando diferenças e semelhanças visuais. Neste método, o educador cumpria quatro estágios de análises. Correlacione os estágios com suas características conforme o método de Edmund Feldman.
I. Descrever. II. Analisar. III. Interpretar. IV. Julgar.
A. Dar sentido ao que observou na obra, procurando identificar quais os sentidos, ideias, sentimentos e expressões intencionadas pelo autor. B. Identificar o que se vê na obra visual, apenas o que está evidente. C. Identificar na obra elementos da composição visual, estabelecendo relações entre os elementos. D. Emitir juízo de valor sobre a obra, se ela é importante ou não, se tem qualidade estética.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
mostrar texto associado

Leia o texto 'VISÕES DA MATEMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A matemática, na educação escolar, está dividida em vários campos especializados que abrangem a morfologia, a fisiologia, a anatomia, o comportamento, a origem, a evolução e a distribuição da matéria viva em nosso planeta, afirma o texto.


II. A matemática é o ramo da ciência que, com base em diversas áreas da física, como a termodinâmica, a mecânica dos fluidos, a mecânica clássica e outras, lida com o projeto, a construção e a aplicação de aeronaves, espaçonaves e satélites, de acordo com o texto.


III. A matemática faz-se presente na quantificação do real, na contagem, na medição de grandezas e no desenvolvimento das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

A arte exige inspiração, isto é, a centralização de energia para que intelecto e afetivo interajam, no que se chama de “momento da criação”. Com as crianças pré-escolares, esta situação motivadora poderá ocorrer de variadas formas, entre elas a exploração prévia de situações reais ou imaginárias, narrativas literárias, peças musicais, pesquisa de materiais artísticos e através da exploração perceptiva e motora de um determinado recurso, como jornal, tinta, giz, caixa de ovos etc. É da responsabilidade do professor explorar sensorialmente os recursos para a criação artística, pois assim estará preparando o sujeito para a: