Filtrar


Questões por página:

No passado, o ensino se caracterizava pela memorização de conteúdo fragmentado em todas as disciplinas, porém, esse modelo de ensino se mostrou ineficaz e novas alternativas foram surgindo. Através da mudança de paradigma na educação, surge a preocupação de ensinar o conteúdo desenvolvendo as competências e habilidades dos estudantes. Sendo assim, cada disciplina buscou desenvolver as habilidades importantes para seu aprendizado. Sobre as habilidades para o ensino de ciências, analise as afirmativas a seguir:


I. Reconhecer que a leitura e a interpretação de um texto é dependente do sujeito, fazendo com que a leitura ganhe significados diversos, específicos da vivência individual.

II. Compreender que as imagens possibilitam o estabelecimento de um diálogo entre formas, cores, volumes, texturas e realidades.

III. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos, que foram verificados através da observação e da experimentação.

IV. Reconhecer a pessoa e sua transcendência, identificando, no mundo em que vive, outras dimensões além de a si mesmo, o outro e o hierático.

V. Relacionar fenômenos, fatos, processos e ideias, elaborando conceitos, identificando padrões e diferenças, construindo generalizações.


Assinale

Ao estudar as simetrias de translação, rotação e reflexão é possível associa-las elementos presentes em nosso dia a dia, como por exemplo:

Trata-se da arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.


O trecho acima descreve:

Julgue o item subsequente.


A Resolução Nº 7/2010 estabelece que o currículo do Ensino Fundamental deve abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa, da Matemática, do mundo físico e natural, da realidade social e política, da Arte, da Educação Física e do Ensino Religioso.

Julgue o item subsequente, em relação ao ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.


Considere os seguintes versos da canção Luz do Sol, de Caetano Veloso: “Luz do sol / Que a folha traga e traduz / Em verde novo / Em folha, em graça, em vida, em força, em luz.” Esses versos podem ser utilizados, no âmbito do ensino de ciências, para se ensinar o processo da fotossíntese por meio de diferentes linguagens, conforme preconiza a BNCC.