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Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a incorporação de diversas fontes e linguagens no ensino de História, leia o fragmento a seguir.
O professor, no exercício cotidiano de seu ofício, incorpora noções, representações, linguagens do mundo vivido fora da escola, na família, no trabalho, nos espaços de lazer, na mídia, entre outros. De modo que, a formação do aluno/cidadão se inicia e processa ao longo de sua vida nos diversos espaços de vivência e mediante todas as linguagens, todos os veículos de materiais, fruto de múltiplas experiências culturais, tais como os meios de comunicação de massa, literatura, cinema, tradição oral, museus, entre outros.
Adaptado de GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Papirus, 2009, p.164.
Com base na perspectiva da autora, analise as afirmativas a seguir a respeito da incorporação de diferentes linguagens no campo do ensino de História.
I. Foi impulsionada pela “revolução documental” da primeira metade do século XX, ampliando e diversificando as fontes da História. II. Pressupõe que o docente de História reconheça a relação entre os saberes escolares e a vida social, incorporando-a em suas práticas de ensino e aprendizagem. III. Avalia a natureza narrativa dos discursos literário e histórico e explicita a parcialidade e o caráter ficcional de ambos, recorrendo à literatura para tornar o ensino mais prazeroso.
Está correto o que se afirma em
O professor, no exercício cotidiano de seu ofício, incorpora noções, representações, linguagens do mundo vivido fora da escola, na família, no trabalho, nos espaços de lazer, na mídia, entre outros. De modo que, a formação do aluno/cidadão se inicia e processa ao longo de sua vida nos diversos espaços de vivência e mediante todas as linguagens, todos os veículos de materiais, fruto de múltiplas experiências culturais, tais como os meios de comunicação de massa, literatura, cinema, tradição oral, museus, entre outros.
Adaptado de GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Papirus, 2009, p.164.
Com base na perspectiva da autora, analise as afirmativas a seguir a respeito da incorporação de diferentes linguagens no campo do ensino de História.
I. Foi impulsionada pela “revolução documental” da primeira metade do século XX, ampliando e diversificando as fontes da História. II. Pressupõe que o docente de História reconheça a relação entre os saberes escolares e a vida social, incorporando-a em suas práticas de ensino e aprendizagem. III. Avalia a natureza narrativa dos discursos literário e histórico e explicita a parcialidade e o caráter ficcional de ambos, recorrendo à literatura para tornar o ensino mais prazeroso.
Está correto o que se afirma em
A respeito da História da educação, assinale (C) para afirmativa Correta e (I) para afirmativa Incorreta e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) É importante estudar a educação sempre no contexto histórico geral, para se observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. ( ) Ao estudar a história da educação, entendese que as questões da educação são engendradas nas relações que os homens estabelecem ao produzir sua existência. ( ) Por meio da história da educação, é possível entender que a educação é um fenômeno neutro, é não sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política. ( ) A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva.
( ) É importante estudar a educação sempre no contexto histórico geral, para se observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. ( ) Ao estudar a história da educação, entendese que as questões da educação são engendradas nas relações que os homens estabelecem ao produzir sua existência. ( ) Por meio da história da educação, é possível entender que a educação é um fenômeno neutro, é não sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política. ( ) A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva.
Concurso:
Prefeitura de Pontalina - GO
Disciplina:
Pedagogia
“A noção tradicional de documento histórico, que compreendia somente documentos oficiais, ampliou-se bastante. Um depoimento oral, uma fotografia, um desenho, uma carta oficial ou pessoal, um antigo caderno escolar etc. hoje podem ser considerados até mais importantes do que um registro oficial, dependendo do caso.” (VASCONCELOS, J. A. Metodologias do Ensino de História. Curitiba: Intersaberes,2012, p.76).
Assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Pontalina - GO
Disciplina:
Pedagogia
“A construção de uma identidade nacional que permeia a existência da Disciplina [de História] como obrigatória, nos currículos brasileiros desde o século XIX, passou a ser redefinida, portanto, sob outros parâmetros, repensada sob novas perspectivas relacionadas às mudanças sociais e econômicas em curso no país, à mundialização e às transformações do papel e do poder do Estado na nova ordem mundial econômica. Esses novos parâmetros apontam para a necessidade de aprofundar o conceito de identidade nacional.” (BITTENCOURT, C. Capitalismo e cidadania nas principais propostas curriculares de História. In.: O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto,2004, p.18).
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Serra - ES
Disciplina:
Pedagogia
A tradição da escola dos Annales, por sua vez, concebida por Fernand Braudel, apoia-se numa vertente econômico-social balizada por marcos temporais da estrutura e da conjuntura, os quais delimitavam longa e média duração. Em outras palavras, as perspectivas globalizantes dessa escola, que ambicionava uma história total, repudiam a análise classista e buscam soluções: