Filtrar


Questões por página:
No que se refere às línguas estrangeiras, os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da _______________ e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o ___________, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Em relação às estratégias de tradução quando se está lidando com problemas de tradução, associe a segunda coluna com a primeira, que relaciona as estratégias a suas características:


Primeira Coluna: Estratégias


1.Estratégias de compreensão.

2.Estratégias de busca.

3.Estratégias de monitoração.

4.Estratégias de tomada de decisão.

5.Estratégias de redução.


Segunda coluna: Características


(__) Encontrar um item desconhecido em um dicionário bilíngue e depois verificar o equivalente apropriado em um dicionário monolíngue.

(__) Apelar para a similaridade formal.

(__) "Estratégia de marcar a diferença" − por meio da comparação dos itens da língua fonte e da língua-alvo.

(__) Se todos os equivalentes potenciais concorrentes provam ser igualmente apropriados ou inapropriados, considere o mais literal.

(__) Desistir da linguagem marcada ou do caráter metafórico de um item do texto da língua fonte e substituí-lo por um equivalente não-marcado ou não-metafórico.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Considerando-se a BNCC – Ensino Fundamental: Língua Inglesa – Anos Finais, sobre o eixo Conhecimentos Linguísticos, assinalar a alternativa INCORRETA.
A produção oral desempenha um papel fundamental na construção da identidade e na interação social. Ao ensinar a produção oral em língua estrangeira, o professor deve:
Ao implementar práticas pedagógicas antirracistas em suas aulas de inglês, o professor deve:
I. Priorizar a utilização de materiais didáticos que apresentem uma visão eurocêntrica da cultura e da língua inglesa;
II. Promover a discussão sobre temas como racismo, discriminação e desigualdade social, utilizando exemplos do contexto brasileiro e internacional;
III. Incentivar a produção textual de seus alunos sobre suas próprias experiências e identidades, valorizando a diversidade cultural;
IV. Evitar abordar temas relacionados à política e à história, pois podem gerar conflitos e divisões na turma;
V. Utilizar recursos tecnológicos como filmes, músicas e vídeos para apresentar diferentes culturas e perspectivas.

Estão corretas, apenas, as afirmativas: