Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'ABORDAGEM COMUNICATIVA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A competência sociolinguística é a competência para saber escolher, entre os vários meios e registros de comunicação, aquele que possui melhor adequação a uma determinada situação, ou seja, o uso de uma linguagem mais formal ou informal, por exemplo, de acordo com o texto.

II. O professor que faz uso da abordagem comunicativa passa a ser um mediador da aprendizagem, promovendo situações efetivas de uso da língua e privando-se de dar conselhos aos aprendizes, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta a interação social, na escola ou fora dela. No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
PORQUE
II. O tempo necessário para o aluno transpor cada uma das etapas é muito exato. Duas das consequências mais importantes do construtivismo para a prática de sala de aula são respeitar a exigir que esse tempo seja o mesmo de todas crianças e compreender que um desempenho mais vagaroso significa que ela seja menos dedicada do que as demais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Pelo menos três são os fatores principais a serem considerados como critérios para inclusão de Línguas Estrangeiras no currículo nacional, pensando em uma prática de pluralismo linguístico. Assinale a alternativa correta:
Nos PCNs, ao falarmos de justificativas sociais que garantam a inclusão do ensino de Língua Estrangeira no ensino fundamental, verificamos algo insatisfatório, principalmente se tratando da Língua Espanhola, fato que infelizmente necessitam de novas avaliações para uma mudança estrutural. Assinale a alternativa que apresenta o que hoje garante o ensino da língua espanhola na região brasileira: I. Podemos afirmar que com raras exceções, como por exemplo, regiões de fronteiras e comunidades de imigrantes, uma pequena parcela da comunidade tem a oportunidade de usar uma língua estrangeira como instrumento de comunicação oral. II. Apenas nos grandes centros, afirmamos que há uma grande porcentagem de pessoas utilizando habilidades orais em situação de trabalho. III. O critério de aprendizagem oral não é de central relevância social no Ensino de Língua Estrangeira no território brasileiro. IV. Os exames de admissão universitária, assim como os de pós- graduação somente exigem o domínio de habilidade de leitura, considerando assim que a aprendizagem de leitura em língua estrangeira pode ser de ajuda concreta no desenvolvimento integral do letramento do aluno. V. Na atualidade o Ensino de Língua Estrangeira no Brasil indica que na maioria das propostas o ensino dessa disciplina reflete o interesse pelo ensino de todas as habilidades, com ênfase na oralidade, aumentando assim o fator comunicação. Assinale a alternativa correta:
Para ser um participante atuante em um mundo moderno e repleto de informações é necessário se comunicar e ser capaz de uma comunicação não somente na língua materna, mas também em uma ou mais línguas estrangeiras. O ensino de língua estrangeira se faz indispensável não somente como instrumento de informação para o indivíduo, mas instrumento opositor de barreiras e porque não dizer instrumento necessário para romper fronteiras; indispensável também é estabelecer critérios para definir que línguas estrangeiras devem ser incluídas no currículo, sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo: I. Há de considerar o valor educacional e cultural das línguas, derivado de objetivos tradicionais e intelectuais para a aprendizagem de língua estrangeiras que conduzam a uma justificativa para o ensino de qualquer língua. II. Há de considerar as desigualdades de aprendizagem de línguas em comparação aos países com maior poder econômico e fatores de competição direta entre os indivíduos. III. Há de considerar as necessidades linguísticas da sociedade e suas prioridades econômicas quanto às opções de língua de significado econômico e geopolítico em um determinado momento histórico. IV. Há de considerar inclusive o posicionamento geográfico e as necessidades linguísticas que se apresentam ponderando uma conquista intelectual, não somente individual, mas também nacional. V. Há de considerar estratégias de valor educacional e cultural com objetivos comunicativos que prevalecem acima de outros objetivos.
Estão corretas as afirmativas: