Filtrar
131 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 27
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Timbó - SC
Disciplina:
Pedagogia
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017), o currículo do Ensino Religioso apresenta três unidades temáticas. A primeira delas, Identidades e alteridades , transversaliza todo o componente no Ensino Fundamental, agrupando objetos de conhecimento relacionados aos seguintes temas:
I.Compreensão das relações entre símbolos e significados de imanência e transcendência.
II.Reconhecimento e acolhimento do caráter singular e diverso do ser humano.
III.Apropriação exclusiva das religiosidades originárias do Cristianismo.
IV.Conhecimento das doutrinas dos grupos religiosos majoritários da humanidade.
V.Identificação e respeito às semelhanças e diferenças entre o eu e os outros.
É correto o que se afirma em:
I.Compreensão das relações entre símbolos e significados de imanência e transcendência.
II.Reconhecimento e acolhimento do caráter singular e diverso do ser humano.
III.Apropriação exclusiva das religiosidades originárias do Cristianismo.
IV.Conhecimento das doutrinas dos grupos religiosos majoritários da humanidade.
V.Identificação e respeito às semelhanças e diferenças entre o eu e os outros.
É correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Timbó - SC
Disciplina:
Pedagogia
No âmbito das culturas e tradições religiosas, o ethos cultural é elemento central para configuração de marcadores simbólicos de identidade e diferença. Sobre sua função social, analise as afirmações a seguir:
I.A dicotomia entre nós-outros nunca causou grandes problemas na convivência entre os povos.
II.O ethos funciona como balizador das identidades e delimitador das diferenças culturais.
III.A distinção "nós-eles" deve-se ao estabelecimento de marcadores simbólicos de distinção.
IV.Com base no ethos coletivo, cada indivíduo é acolhedor ou hostil às diferenças.
V.Desde os primórdios, as relações com os outros sempre foram pacíficas e colaborativas.
É correto o que se afirma em:
I.A dicotomia entre nós-outros nunca causou grandes problemas na convivência entre os povos.
II.O ethos funciona como balizador das identidades e delimitador das diferenças culturais.
III.A distinção "nós-eles" deve-se ao estabelecimento de marcadores simbólicos de distinção.
IV.Com base no ethos coletivo, cada indivíduo é acolhedor ou hostil às diferenças.
V.Desde os primórdios, as relações com os outros sempre foram pacíficas e colaborativas.
É correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Timbó - SC
Disciplina:
Pedagogia
As religiões são expressões simbólicas integrantes das culturas. Em relação ao papel que elas exercem nas diferentes sociedades, analise as afirmações a seguir:
I.Reproduzem crenças e práticas espirituais que são altamente danosas à vida em sociedade.
II.Apresentam um conjunto de princípios e valores que alicerçam as cosmovisões de mundo de cada grupo.
III.Oferecem referenciais simbólicos para atribuição de respostas às diferentes situações cotidianas.
IV.Veiculam concepções de vida, humano e universo, que orientam as relações entre os sujeitos.
V.Difundem saberes e experiências que apenas produzem alienação e desintegração social.
É correto o que se afirma em:
I.Reproduzem crenças e práticas espirituais que são altamente danosas à vida em sociedade.
II.Apresentam um conjunto de princípios e valores que alicerçam as cosmovisões de mundo de cada grupo.
III.Oferecem referenciais simbólicos para atribuição de respostas às diferentes situações cotidianas.
IV.Veiculam concepções de vida, humano e universo, que orientam as relações entre os sujeitos.
V.Difundem saberes e experiências que apenas produzem alienação e desintegração social.
É correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Timbó - SC
Disciplina:
Pedagogia
No processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil, três modelos metodológicos foram adotados. Associe a segunda coluna com a primeira, que relaciona os modelos com suas respectivas definições:
Primeira Coluna: modelo
1.Modelo Confessional. 2.Modelo Interconfessional. 3.Modelo Não Confessional.
Segunda coluna: definição
(__)Reconhecimento da diversidade cultural religiosa.
(__)Transmissão de uma única religião, com objetivo de formar novos fiéis.
(__)Aula de valores cristãos, com o intuito de tornar as pessoas mais religiosas.
(__)Estudo dos conhecimentos religiosos com base em uma perspectiva científica.
(__)Práticas pedagógicas amparadas pelo princípio da interculturalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Primeira Coluna: modelo
1.Modelo Confessional. 2.Modelo Interconfessional. 3.Modelo Não Confessional.
Segunda coluna: definição
(__)Reconhecimento da diversidade cultural religiosa.
(__)Transmissão de uma única religião, com objetivo de formar novos fiéis.
(__)Aula de valores cristãos, com o intuito de tornar as pessoas mais religiosas.
(__)Estudo dos conhecimentos religiosos com base em uma perspectiva científica.
(__)Práticas pedagógicas amparadas pelo princípio da interculturalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Concurso:
Prefeitura de Timbó - SC
Disciplina:
Pedagogia
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017), o Ensino Religioso apresenta competências específicas para serem desenvolvidas pelos estudantes ao longo do Ensino Fundamental:
I.Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
II.Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
III.Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
IV.Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
V.Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.
É correto o que se afirma em:
I.Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
II.Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
III.Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
IV.Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
V.Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.
É correto o que se afirma em: