Filtrar


Questões por página:
A religiosidade indígena encontrava por vezes resistência à evangelização pelos jesuítas, uma “inconstância na alma”, ora a aceitar entusiasticamente a nova religião, ora a rejeitá-la. Não existia entre eles uma doutrina inimiga, mas exibiam “maus costumes” aos olhos inacianos que deveriam ser combatidos, descritos por Antônio Vieira: “canibalismo e guerra de vingança, bebedeiras, poligamia, nudez, ausência de autoridade centralizada e de implantação territorial estável. Era então necessário um longo e árduo processo de adaptação e reinterpretação de hábitos e costumes cristãos com as culturas indígenas. A missa dominical, a prática de sacramentos do qual o batismo seria o primeiro passo, tudo isso conflitava com os sentimentos de tradições indígenas. A água batismal, por exemplo, era associada à morte, recusada pelos índios.

(Castro,2002.)

A chegada de cristãos no mundo indígena e africano inseriu-se num processo de dinamismo cultural, de reinterpretação e adaptação. Esta chegada dos elementos europeus no contexto colonial:
Sobre o ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, com base na Lei nº 9.475/1997, que alterou a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), analise as afirmativas a seguir.
I. O ensino religioso, na medida em que deve respeitar a diversidade religiosa do Brasil, sendo vedada qualquer forma de proselitismo, é de matrícula obrigatória e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. II. Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. III. Os conteúdos de ensino religioso das escolas públicas de ensino fundamental serão definidos com base nas religiões majoritárias no país, definidas pela última pesquisa realizada pelo IBGE (Censo).
Está correto apenas o que se afirma em
O “Referencial Curricular Amapaense - Ensino Fundamental Anos Finais: Ensino Religioso” veicula diversos temas a serem tratados nas aulas de ensino religioso. Estes temas se apresentam divididos no chamado Organizador Curricular, sendo correto afirmar, a respeito dele, que
Acerca das religiões de matriz africana e sua influência no panorama religioso do Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) O candomblé de tradição iorubá se notabiliza pelo culto aos orixás, dentre os quais, por exemplo, contam-se orixás como Ogum, Oxóssi e Iemanjá. ( ) A umbanda tem origem brasileira, a partir de uma perspectiva sincrética que une elementos de diversas religiões, tais como religiões de matriz africana, espiritismo, catolicismo e religiões indígenas. ( ) O abate ritual de religiões de matriz africana não é permitido no Brasil em razão das leis de proteção ao bem-estar animal.
As afirmativas são, respectivamente,
O ensino religioso é muito debatido. Esse ensino pretende apresentar a diversidade do espírito religioso e a formação cidadã, que respeita as diferenças. Mostrando as diversas manifestações de cada religião, a escola ensina o princípio da tolerância e o exercita na rotina escolar e na sala de aula. A Constituição Federal, no seu art.33, dispõe sobre o ensino religioso como parte integrante da formação básica do cidadão.
Com base nesse artigo, a matricula no ensino religioso, para o aluno, é: