Questões de Concurso
Filtrar
739 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 148
Questões por página:
O psicólogo americano Martin Seligman é conhecido como o pai da vertente teórico técnica denominada Psicologia Positiva. Sobre a Psicologia Positiva, avalie as afirmativas a seguir:
I. A psicologia positiva tem como foco a avaliação por meio de testes objetivos dos construtos psicológicos que respondem pela incidência de transtornos emocionais e psiquiátricos.
II. A psicologia positiva busca identificar e incentivar o desenvolvimento dos aspectos da experiência humana, como qualidades individuais, potencialidades e virtudes que promovem bem-estar e felicidade.
III. De acordo com essa teoria, o cultivo de emoções positivas e a descoberta de um senso de propósito na vida são fatores que concorrem para a promoção do bem estar emocional.
IV. O envolvimento em relacionamentos interpessoais significativos é um fator perturbador para uma vida emocionalmente mais saudável de acordo com essa abordagem.
Estão corretas as afirmativas
Associe a abordagem teórica da psicoterapia com a correspondente descrição e, assinale a alternativa CORRETA.
I. Psicanálise.
II. Terapia Cognitivo Comportamental.
III. Fenomenológica Existencial.
IV. Psicodrama.
V. Análise Centrada na Pessoa .
(....) Momentos significativos nessa abordagem psicoterápica seriam: a vinculação, o reconhecimento do Eu e o resgate das emoções com a reorganização do modo de funcionamento.
(....) Propõe que o pensamento disfuncional é comum a todos os transtornos psicológicos. Quando as pessoas aprendem a avaliar seu pensamento de forma mais realista e adaptativa, elas experimentam um decréscimo na emoção negativa e no comportamento mal adaptativo.
(....) Mantém princípios consistentes com a crença na natureza humana, com predominância de potenciais positivos e processualmente orientados para o crescimento e a autorrealização.
(....) O terapeuta busca reduzir ao mínimo a diferença de poder entre ele ou ela que ocupa o papel de consulente, renunciando a realizar “diagnósticos” que reduzam ou demarquem a problemática do outro a um “quadro clínico” para tratar de manter abertos os possíveis significados e os múltiplos caminhos de evolução da experiência.
(....) Em virtude da neutralidade e da frequência das sessões, estabelece uma regressão e uma relação transferencial por parte do paciente.