Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere um protocolo de atendimento ambulatorial em Psicologia Infantil segundo o qual o primeiro atendimento à demanda é sempre realizado somente com os responsáveis. Em seguida, dá-se início ao processo de Psicoterapia Individual ambulatorial, de média complexidade, com duração de 50 minutos, cada. Ao todo, o programa prevê 30 sessões por paciente, podendo ser prorrogado por até mais 30 sessões a critério do profissional, com limite de duração de um ano de tratamento. Esse protocolo atende corretamente ao que é proposto nesse ambiente, tendo em vista que a proposta desses serviços é alcançar a melhora nos sintomas e/ou comportamentos disfuncionais.
mostrar texto associado
Lacan destaca que todo o comportamento humano como sujeito e em qualquer circunstância em que este se realize está submetido às leis da fala. Portanto, é partindo disso que Freud atribui à simbolização o papel de Lei primordial na adequação do homem, uma vez que a adequação natural é desconcertante. A construção da sociologia freudiana de totens e tabus ensina que a lei está presente desde as origens, portanto a sexualidade humana realiza-se por meio e através desta lei. Essa lei fundamental é simplesmente uma lei de simbolização. Essa é a síntese do que diz o complexo de Édipo discorrido por Freud.
mostrar texto associado
Nos achados publicados por Freud, em 1895, em “A psicoterapia da histeria”, é introduzido em sua literatura clínica o conceito de resistência. Em decorrência do achado da resistência em sua prática clínica – que impedia o uso de hipnose em vários de seus casos, bem como fato de que nem todos colaboravam espontaneamente, revelando seus conteúdos psíquicos – o método freudiano passa a transacionar do método catártico para a associação livre.
mostrar texto associado
Considere o seguinte exemplo e as teorias citadas entre parênteses: o sintoma “comer demais” revela a doença “obesidade”, que, por sua vez, pode remeter à relação de objeto e à forma do sujeito lidar com sua angústia (Psicanálise); a uma dificuldade de interpretar sinais de fome e a hábitos de saúde inadequados, associados às crenças que a pessoa possui (CognitivoComportamental); ou às relações interpessoais em que foram estabelecidos padrões disfuncionais de interação reforçados mutuamente pelo próprio indivíduo e pelo ambiente (Sistêmica). Diante desse exemplo, é possível afirmar que o sintoma possui função protetiva, sendo esse um pressuposto comum às três teorias citadas entre parênteses nas interfaces e especificidades do processo saúde-doença.
mostrar texto associado
Com base na teoria do reforço de Skinner, é possível modelar comportamentos dos mais simples, aos mais complexos. Para a modelagem de comportamentos mais complexos, com baixas probabilidades de ocorrência espontânea, Skinner propõe uma metodologia baseada na modelagem de comportamento, na qual inicialmente serão reforçados comportamentos que convergirem ou se aproximem do comportamento final desejado. A esta metodologia, é dado o nome de Aproximação Sucessiva.