Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Um dos transtornos que não se adequa à prática da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é o Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), cuja característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do indivíduo. O transtorno pode persistir na idade adulta e, muitas vezes, desde a infância tem grande efeito no desenvolvimento emocional, social e cognitivo do indivíduo, sendo o tratamento farmacológico a única escolha para o caso de adultos.
mostrar texto associado
A intervenção cognitiva pode ser realizada por meio de diversas abordagens, que para fins didáticos podem ser divididas em três grupos, a saber: estimulação, treino e reabilitação. É verdadeiro afirmar que a estimulação cognitiva foca na prática guiada para um grupo de tarefas que refletem funções cognitivas específicas, como memória, atenção ou solução de problemas, sendo indicada para pacientes com sintomas leves e moderados do transtorno a ser tratado.
mostrar texto associado
Para a psicanálise, a estrutura de defesa presente no paciente esquizofrênico seria a forclusão.

Julgue o item a seguir.


A escuta psicanalítica é uma das ferramentas mais importantes da clínica psicopedagógica. O profissional precisa estar atento e curioso, como diz Lacan, para poder sinalizar e pontuar sua fala com o objetivo de fazer o sujeito se ouvir. Uma das técnicas utilizadas na psicopedagogia presente no Manual de Diagnóstico Prático Psicopedagógico de Simaia Sampaio, e que requer uma base fundamentada na Psicanálise, são as Provas Projetivas.

Uma mulher se separou há três anos de um homem que se mudou para o exterior, e não teve mais contato com os dois filhos do casal. Essa mulher constituiu uma nova família com um homem que nunca se casou e não tem filhos de outros relacionamentos. Um terapeuta familiar foi consultado para orientar essa nova família. Uma das orientações que esse terapeuta deve oferecer é a de que