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Com respeito a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), analise os itens abaixo:
I. O modelo cognitivo da TCC compreende que as nossas emoções, comportamentos e fisiologia são diretamente influenciados por nossas avaliações e interpretações dos eventos. Em outras palavras, a maneira como interpretamos as situações afeta o comportamento e os sentimentos.
II. A partir da constatação do papel que o pensamento/cognição assume nas reações que experienciamos aos eventos, três pressupostos básicos definem as características da TCC: A cognição afeta o comportamento; A atividade cognitiva pode ser monitorada; A mudança comportamental desejada pode ser feita através da mudança cognitiva.
III. A matéria prima da TCC é o pensamento. Ele pode ser dividido em três “níveis” de cognição interrelacionados: os pensamentos automáticos, as crenças subjacentes e as crenças nucleares.
Está(ão) CORRETO(S):
Esses grupos apresentam fatores terapêuticos grupais, entre outras:
I. Instilação de esperança. II. Oferecimento de informação. III. Antropofobia. IV. Desenvolvimento de técnicas de socialização. V. Comportamento imitativo. VI. Reedição corretiva do grupo primário. VII. Coesão e aprendizagem interpessoal.
Estão CORRETOS:
Quanto aos tipos de psicoterapia, analise os itens a seguir:
I. Psicoterapia de Apoio - Situações de crise agudas, dificuldades de ajustamento a situações de vida (adoecimento, perdas), redução ou eliminação de sintomas, restabelecimento de mecanismos/funcionamentos anteriores à crise.
II. Psicoterapia de Orientação Psicanalítica - Transtornos de personalidade (sem presença de comportamento destrutivo e antissocial) e conflitos neuróticos.
III. Psicanálise - Transtornos de personalidade, indivíduos com aspectos caracterológicos que não configuram um quadro psicopatológico, porém que a mudança traria qualidade de vida.
Está(ão) CORRETO(S):
A seguir analise as principais contribuições do Behaviorismo para as práticas educacionais, a maioria delas relacionadas à proposta da instrução programada.
I. O conteúdo a ser ensinado deve ser subdivido em pequenas partes, distribuídas em uma sequência lógica que possibilite a passagem gradual de uma etapa à outra. É importante o uso de reforçadores ao longo de todo processo e não apenas no final.
II. O uso de reforçadores é de grande importância para o processo de aprendizagem escolar, mas deve-se ter cuidado com o excesso de punição, pois tende a levar à esquiva (evitação).
III. Cada estudante tem seu próprio ritmo de aprendizagem e esse deve ser respeitado.
IV. O ensino deve ser pensado de modo que apresente conhecimentos futuros úteis.
V. A avaliação é um elemento muito útil, por alguns motivos: "o erro indica ao professor que o seu procedimento de ensino não está sendo efetivo e que algo em seu planejamento de ensino precisa ser revisto.
Estão CORRETOS: