Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Nas Teorias do Condicionamento, verifica-se a aprendizagem por suas consequências comportamentais. Elas enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem numa conexão entre um estímulo e uma resposta.

II. Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é simples e há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros etc.

III. A aprendizagem cognitiva traz consigo formas de aprendizagem complexas, nas quais a percepção, a compreensão de relações significativas e o conhecimento são críticos.

Marque a alternativa CORRETA:
Leia abaixo, o trecho extraído de Guimarães e Saeki (2007):

... “Nise Magalhães da Silveira nasceu em Maceió em 15 de fevereiro de 1905. Formou-se pela Faculdade de ______ da Bahia em 1926. Em 1933, aprovada por concurso público, torna-se ______ da antiga Assistência a Psicopatas e Profilaxia no Rio de Janeiro. Fundou em 1946 a Seção de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação (STOR) do Centro Psiquiátrico Nacional no Engenho de Dentro na cidade ______. Em 1952, a partir do trabalho desenvolvido nesta seção do hospital, criou o Museu de ______. Mantinha contato e intercâmbio com ______, de quem traz grande influência para o Brasil através de cursos, simpósios e conferências, além da aplicação prática de contribuições junguianas e da publicação de vários estudos relacionados”...


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

O condicionamento humano foi objeto da pesquisa desenvolvida com um bebê, conhecido como pequeno Albert. Naquele experimento implantou-se uma fobia na criança através da associação de um estímulo aversivo (som alto) a um estímulo neutro (animais peludos).

Essa conhecida e controvertida experiência foi desenvolvida por:

O conhecido experimento “João Bobo”, de Albert Bandura, utilizou a teoria social do aprendizado para entender melhor:
Conforme descrito por Harré (2002), o sistema epistemológico da Ciência Cognitiva adaptou o modelo racional de conhecimento em dois níveis complementares de cognição: a representação elementar e a representação da faculdade da representação. Esses níveis correspondem, respectivamente: