Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Dobson e Block (2006), em texto sobre as bases teóricas e filosóficas das terapias cognitivo-comportamentais, salientam que essa modalidade de psicoterapia representa uma inovação frente às abordagens comportamentais radicais em relação aos problemas humanos. Essa inovação consiste em uma mistura de processos cognitivos e estratégias comportamentais tendo em vista alcançar mudanças cognitivas e comportamentais, o que culminou no desenvolvimento de formas diversificadas conforme a diversidade de orientações teóricas de seus seguidores. De acordo com essa diversidade, sobre a terapia racional emotiva, é correto afirmar que

Em psicanálise, a grosso modo, podemos afirmar que cada estágio do desenvolvimento durante os primeiros cinco anos de vida é definido em termos dos modos de reação de uma zona específica do corpo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Os estágios são chamados de “psicossexuais”, embora as pulsões sexuais não levem à aquisição das características psicológicas.

II. O ressurgimento da dinâmica na adolescência reativa os impulsos pré-genitais. Se eles forem satisfatoriamente deslocados e sublimados pelo ego, a pessoa passa para o estágio final da maturidade, o estágio genital.

III. Os estágios – oral, anal e fálico – são chamados de estágios pré-genitais. A criança, então, atravessa um prolongado período de latência, os chamados anos de tranquilidade, dinamicamente falando; durante esse período, os impulsos tendem a ser mantidos em um estado de repressão.

IV. Durante o primeiro estágio, que dura cerca de um ano, a boca é a principal região de atividade dinâmica. O estágio oral é seguido pelo desenvolvimento de catexias e de anticatexias em relação às funções eliminativas, o chamado estágio anal, que acontece no segundo ano de vida e é seguido pelo estágio fálico, em que os órgãos sexuais se tornam as zonas erógenas mais importantes.

Estão corretas apenas as afirmativas

A premissa básica da Psicologia da Gestalt é que a natureza humana é organizada em partes ou todos, formando um todo significativo. Com base nisso, pode-se afirmar:
O campo da avaliação psicológica abarca hoje uma pluralidade de práticas diagnósticas que podem recorrer a instrumentos estruturados e padronizados, e a outras técnicas e procedimentos menos estruturados. Dentre elas destaca-se o(a):
Sobre a relação terapêutica na abordagem fenomenológico-existencial é possível afirmar: