Filtrar


Questões por página:
A avaliação da força muscular é um procedimento padrão para quantificar o déficit motor e planejar a intervenção. A Escala de Oxford (ou Medical Research Council - MRC) é a mais utilizada, graduando a força de 0 a 5. Durante a avaliação de um paciente com lesão medular incompleta, o terapeuta ocupacional testa o músculo quadríceps (extensor do joelho). O profissional observa que o paciente consegue realizar a extensão completa do joelho quando está deitado de lado (posição com gravidade eliminada), mas não consegue iniciar o movimento quando está sentado. Qual grau de força muscular deve ser atribuído ao quadríceps segundo a Escala de Oxford?
Uma mulher de 45 anos, pianista profissional, sofreu uma fratura de rádio distal à direita (mão dominante) e foi submetida a tratamento com redução aberta e fixação interna. Após 6 semanas de imobilização, ela foi liberada pelo médico para iniciar a Terapia Ocupacional. Na avaliação, o terapeuta ocupacional observa edema residual moderado, rigidez articular em punho e dedos, diminuição da força de preensão e relato de dor ao tentar realizar movimentos finos. A paciente está ansiosa para retornar ao trabalho. Qual plano de tratamento da Terapia Ocupacional é o mais indicado para a fase inicial de reabilitação desta paciente?
Um paciente de 68 anos, destro, deu entrada em um serviço de reabilitação 30 dias após um Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico em artéria cerebral média direita. O quadro clínico inclui hemiparesia esquerda com predomínio braquial, heminegligência à esquerda, apraxia de vestuário e alteração da percepção espacial. Na avaliação da Medida de Independência Funcional (MIF), ele é classificado com "assistência máxima" para se vestir e "assistência moderada" para higiene oral. O paciente relata grande frustração por não conseguir realizar suas atividades de vida diária (AVDs) de forma independente. Com base no quadro apresentado, qual das seguintes estratégias de intervenção da Terapia Ocupacional é a mais adequada e prioritária na fase inicial do tratamento?
A evolução da Terapia Ocupacional foi significativamente influenciada pelas grandes guerras mundiais, que geraram uma alta demanda por reabilitação de soldados feridos. Durante esse período, a profissão expandiu seu foco para além da saúde mental, incorporando a reabilitação física. Qual foi a principal contribuição das Guerras Mundiais para a prática da Terapia Ocupacional?
Paciente de 58 (cinquenta e oito) anos, sexo feminino, destra, com hemiparesia esquerda pós-AVC isquêmico, é avaliada com a Escala Modificada de Ashworth para flexores de punho. O Terapeuta observa uma captura inicial no movimento passivo, seguida por uma resistência mínima que persiste em menos da metade da amplitude de movimento restante. A alternativa que representa a pontuação CORRETA na escala é: